Seleção

VENEZUELA É ADVERSÁRIO DO BRASIL NAS QUARTAS DA AMERICUP

Foto: FIBA

Depois de vencer El Salvador (118 x 43), Colômbia (79 x 56) e Ilhas Virgens (77 x 56) e sofrer uma derrota para o Canadá (67 x 71), a seleção brasileira de basquete feminino terminou na segunda colocação do grupo A da AmeriCup 2021, disputada em San Juan (Porto Rico).

Com o resultado, o Brasil jogará nessa quinta-feira (17 de junho, às 19h10min com transmissão pelos canais SporTV), contra a Venezuela pelas quartas-de-final da competição.

Uma vitória classifica o Brasil para a disputa do Pré-Mundial, programado para fevereiro de 2022 e que é etapa final da disputa classificatória para o Mundial da Austrália de 2022.

A definição do adversário brasileiro nas quartas teve contornos incomuns.

O grupo B da competição assistiu à eliminação da seleção argentina em razão de um surto de COVID-19 no elenco desde a chegada a Porto Rico.

Com isso, as quatro seleções restantes do grupo se classificaram para as quartas.

A Venezuela estreou seu novo técnico na competição: o reconhecido argentino Eduardo Pinto, mas esteve desfalcada de seu principal nome: a armadora Roselis Silva. Ao menos na fase de classificação, a seleção falhou em apresentar um bom basquete e somou apenas uma vitória (77-66 sobre a República Dominicana).

O grande destaque do time tem sido a ala Daniela Wallen, com médias de 16 pontos e 6.7 rebotes por jogo e que vem de uma temporada de destaque no islandês Keflavik.

As venezuelanas tem ainda a ala Waleska Perez (8 pontos, 6.7 rebotes e 3.7 assistências por jogo), que atuou em duas edições da Liga de Basquete Feminino por Blumenau.

Na seleção brasileira, as maiores pontuadoras são Clarissa (13.3), Tainá (12.3), a estreante Kamilla (11.3) e Patty (10).

A maior reboteira é Érika (9.3), a melhor assistente Alana (3.8).

Thayná é a líder em recuperações (2.3) e Kamilla volta a se destacar também nos tocos (1.8).

Os outros confrontos das quartas-de-final são Estados Unidos x Ilhas Virgens, Canadá x República Dominicana e Porto Rico x Colômbia.

por Bert – Painel LBF

(16 de junho de 2021)







PARCEIROS OFICIAIS



PARCEIROS OFICIAIS DE MÍDIA





APOIADORES VIA LEI DE INCENTIVO