Estaduais
VERA CRUZ E ITUANO VOLTAM A DECIDIR O PAULISTA
Finalistas da disputa do Paulista em 2019, Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete decidirão o título estadual dessa temporada no próximo sábado (19 de dezembro) às 18 horas, em Campinas.
Com os elencos mais fortes e equilibrados da temporada, os dois clubes ostentaram o favoritismo desde o início. Uma série de resultados surpreendentes, no entanto, ameaçou romper essa previsibilidade.
Nos dois jogos finais da segunda fase, os dois clubes definiram os seus destinos e os dos adversários.
Já classificado para a final, o Vera Cruz venceu o SESI Araraquara (69 x 71) no dia 15, com 26 pontos e 12 rebotes de Damiris e 23 pontos de Patty.
Por Araraquara, o destaque para o quarteto Tainá (17), Sil (15) Marianne (14) e Juliana (10).
Caso vencesse, o SESI seria o outro finalista. Mas mesmo com o Vera Cruz jogando em menor intensidade, o time falhou em alcançar o feito inédito. A fragilidade no jogo interno acabou deixando o ataque do clube bastante monótono. De qualquer maneira, a temporada reforça o protagonismo de Tainá e reapresenta as virtudes de Marianne e Juliana, ambas aptas a ainda evoluir muito.
Com o resultado, a decisão do finalista passou à partida do dia seguinte (16), entre Ituano e Santo André.
Melhor organizado, o Ituano passou por Santo André por 76 a 63, contando com boas atuações de Palmira (22 pontos), Casanova (20 pontos), Joice (7 pontos, 11 assistências e 12 rebotes) e Gil (19 pontos).
Em Santo André, o destaque foi novamente Ariadna, com 27 pontos. Letícia e Jaqueline fizeram 10, cada.
O clube do ABC se complicou bastante no campeonato, com derrotas consecutivas tanto na primeira quanto na segunda fase que por pouco não o tiraram do jogo. O time sofreu com muitas lesões. No jogo decisivo, por exemplo, não contou com as pivôs Êga e Maria Carolina, mas mesmo as que atuaram (Letícia e Bianca) poderiam estar em melhores condições físicas.
Mas o maior problema parece ter sido a movimentação excessivamente centrada na força das cestinhas Ariadna e Jaqueline. Ao mesmo tempo que um contra um da cubana e as bolas de três da brasileira carregaram o time, também o fizeram muito previsível. Por isso as boas armadoras Lays e Ornela se destacaram mais pela disposição ou por algum lance individual do que pela organização do time. No jogo de quarta-feira, Santo André somou 10 assistências contra 22 de Itu.
No sábado, o Vera Cruz tenta o bi-campeonato, enquanto Itu tenta surpreender e conquistar um título inédito.
por Bert – Painel LBF
(18 de dezembro de 2020)