KTO/Blumenau e Ituano Basquete fizeram a decisão neste ano (Vitor Bett)

A LBF 2022 já começou fora das quadras! A Liga de Basquete Feminino apresentou na última sexta-feira (10/9) a primeira reunião com detalhes da disputa aos clubes interessados na próxima edição, que começará em 8 de março. Pontos fundamentais para o planejamento das equipes foram apresentados, como processo de inscrição, documentação necessária, calendário, número de vagas, formato, benefícios, taxas e obrigações.

Clubes de todo o Brasil participaram do encontro realizado através de videoconferência, confirmando o grande e crescente interesse na principal competição da modalidade do país. Estiveram presentes as oito equipes que disputaram a edição 2021, bem como projetos que já disputaram a liga, como Sport Recife-PE e Pró-Esporte/Sorocaba-SP.

“A apresentação dos principais pontos para a temporada 2022 é parte fundamental de um de nossos pilares, que é o planejamento. Me sinto orgulhoso por proporcionarmos ao universo do basquete feminino brasileiro uma possibilidade de planejar a participação na maior competição do país com 6 meses de antecedência. Penso que isso demonstra o crescimento da LBF e o profissionalismo que estamos implementando na gestão da Liga, dia após dia. É prazeroso perceber equipes de diversos estados demonstrando interesse em disputar a nossa próxima edição, que certamente será mais forte em 2022”, projeta Ricardo Molina, presidente da LBF.

A edição deste ano – a décima realizada desde a fundação da liga, em 2010 – foi considerada por muitos a mais equilibrada da história. Com oito equipes de quatro estados do país e após 72 jogos entre fase de classificação e playoffs, o título ficou nas mãos do Ituano Basquete, líder da primeira fase e que teve campanha invicta no mata-mata, eliminando AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, Vera Cruz Campinas e KTO/Blumenau para conquistar o país pela primeira vez, tendo a armadora Alana como a MVP das Finais.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.