Gil fez grande LBF CAIXA 2019 por Blumenau (Jorge Bevilacqua)

Gil Justino está de volta à cidade-feitiço. O Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, equipe que participou da edição 2018 da LBF CAIXA, confirmou em suas redes sociais a contratação da veterana pivô, que está a serviço da Seleção Brasileira Militar, no Mundial da categoria na China. Gil deverá desembarcar em Catanduva no início de novembro para o restante do paulista.

“Vou chegar quase no finalzinho mas espero poder ajudar muito. Gosto demais dessa cidade”, comentou Gil, concentrada em Wuhan para a estreia diante da Alemanha, na madrugada deste sábado, 19 (2h, horário de Brasília).

View this post on Instagram

Seja bem vinda ao Catanduva 🏀🔥 #Paulista2019

A post shared by Bax Catanduva (@basquetecatanduva) on

Aos 38 anos, a jogadora de 1,83m foi protagonista na campanha de Blumenau na LBF CAIXA 2019. Vestindo a camisa catarinense, Gil foi a 4ª cestinha e a 4ª mais eficiente de toda a temporada (entre jogadoras com no mínimo 10 jogos). Também figurou no TOP 5 na média de bolas de dois pontos (5,5/jogo) e lances livres convertidos (3,3). Gil também anotou as duas maiores marcas de eficiência da temporada: 40, contra a LSB RJ/Sodiê Doces em 5 de junho, e 39, na semana seguinte, na vitória sobre o Pró-Esporte/Sorocaba. A ótima temporada a credenciou ao seu terceiro Jogo das Estrelas, também em junho.

Gil retorna à cidade pela qual foi campeã nacional na temporada 2009/10, a última antes da fundação da Liga de Basquete Feminino. Sob o nome Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva Basket Clube, a equipe treinada por Edson Ferreto e que também contava no elenco com nomes como Ega, Palmira, Silvinha, Vanessa Gattei e Joice, derrotou na decisão o então pentacampeão nacional, Ourinhos, com cesta do título de Gil. A jogadora também foi eleita a melhor da competição.

Na temporada 2010/11, Gil esteve na Espanha, defendendo o Lugo, e retornou à Catanduva em 2011/12. Em oito temporadas na LBF CAIXA, tem 160 jogos disputados, médias de 11,4 pontos e 5,1 rebotes e o bicampeonato pelo ADCF/Unimed/Americana em 2014 e 2015. Também atuou por duas temporadas na Uninassau, pela qual foi vice em 2017.

No paulista 2019, o Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva está na terceira colocação, com campanha neutra de duas vitórias em quatro jogos. A próxima partida é neste sábado, 19, no ginásio Anuar Pachá, contra o SESI Araraquara (19h).

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Em 2010, antes da fundação da LBF, Gil foi campeã nacional em Catanduva (Arquivo/PBF)