Oito equipes disputarão o título neste ano

Com um mês de antecedência, a Liga de Basquete Feminino divulgou nesta terça-feira (9/2) a tabela com os jogos do primeiro turno da fase de classificação da LBF 2021.

Ainda sem presença de público, por conta do combate à pandemia de covid-19, a elite do basquete feminino do Brasil estreia sua temporada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o duelo entre Vera Cruz Campinas-SP, campeão de 2018, e AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP, que retorna à competição após três anos. A partida, disputada no ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas (SP), está marcada para as 19h15 (horário de Brasília-DF) e terá transmissão ao vivo e exclusiva da TV Cultura, emissora oficial da LBF.

Três dias depois, em 11 de março, a Sodiê Doces/ Mesquita/ LSB-RJ recebe Blumenau-SC em seu novo ginásio, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A bola sobe às 19h30 (também horário de Brasília-DF), com transmissão da LBF LIVE na TV NSports.

No dia 13 de março, às 18 horas, é a vez de Ituano Basquete-SP e Santo André/Apaba-SP medirem forças no ginásio Ditinho Xavier, no interior paulista, também com transmissão da LBF LIVE na TV NSports.

Os últimos a estrearem em 2021 serão SESI Araraquara-SP e Sampaio Basquete-MA, que jogam no domingo, 14 de março, no ginásio do SESI Araraquara. O confronto está marcado para as 14 horas, no novo horário fixo do basquete feminino na TV Cultura.

Outros duelos

Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete jogam no interior paulista em 23 de abril (Álvaro Jr.)

O primeiro jogo do AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva em casa após três anos será em 16 de março (19h, LBF LIVE), quando a equipe paulista recebe no Complexo Esportivo Anuar Pachá o Sampaio Basquete, campeão da última edição da LBF, em 2019.

Blumenau estreia em casa em 19 de março (19h30, LBF LIVE) contra o SESI Araraquara, confronto que rendeu jogos acirrados em 2019.

Protagonistas das duas últimas finais do campeonato paulista, Ituano Basquete e Vera Cruz Campinas jogam em 26 de março (19h30, LBF LIVE), em Itu.

Com o Ginásio Laís Elena servindo como hospital de campanha na pandemia, o Santo André/Apaba estreia no Parque Celso Daniel pela LBF em 28 de março (14h, TV Cultura), contra Blumenau.

O Sampaio Basquete, que faz uma série inicial de duas partidas longe do Maranhão, estreia no Costa Rodrigues em 3 de abril (17h30, LBF LIVE), contra o Santo André/Apaba.

Já a reedição das finais da LBF de 2018 e 2019, entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete, está marcada para 23 de abril (19h30, LBF LIVE), em Campinas-SP.

O primeiro turno termina em 2 de maio (14h), com a partida entre AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP e Sodiê Doces/ Mesquita/ LSB-RJ, em Catanduva (SP), que terá transmissão da TV Cultura.

Clique aqui e confira a tabela completa do primeiro turno!

Vera Cruz Campinas e BAX Catanduva na última vez que entraram em quadra pela LBF, há três anos; paulistas abrem a temporada 2021 (Fábio Leoni/Arquivo LBF)

A edição deste ano conta com oito equipes de quatro Estados do país, que se enfrentam em turno e returno na fase de classificação para definir as posições para os playoffs. As séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas.

No dia 4 de março, às 19h30, a liga realiza o evento virtual de lançamento da temporada, com transmissão pela LBF LIVE, a plataforma online e exclusiva da competição.

“As movimentações no mercado demonstram um campeonato que deverá ser bastante disputado. Ainda que sem um patrocinador máster, estamos oferecendo praticamente a totalidade das passagens aéreas na fase de classificação, um custo pesado para as equipes. Além disso, iremos manter nosso campeonato transmitido 100% ao vivo, sendo nos domingos a grade fixa na TV Cultura, às 14 horas”, destaca Ricardo Molina, presidente da entidade.

O calendário da LBF, reformulado por Molina em 2018 e implementado na edição de 2019, permite que as principais atletas nacionais disputem a liga nacional e os campeonatos europeus em uma mesma temporada, elevando o nível do torneio e refletindo no desenvolvimento da seleção brasileira – como foi o caso dos retornos das pivôs Érika, Clarissa e Nadia, que voltaram a atuar no Brasil em 2019 após três anos no exterior.

Como resultado do crescimento obtido nos últimos anos sob os pilares de planejamento, transparência e contrapartidas, a LBF conta com 100% das partidas transmitidas e atrações como o troféu de MVP da Partida, oferecido pela GOL Linhas Aéreas, o LBF Nas Escolas e as mascotes das equipes.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Ituano Basquete e Santo André/Apaba protagonizaram duelos acirrados no último paulista e voltam a se enfrentar logo na estreia (Juca Ferreira)

ESTREIAS NA LBF 2021

8/3, 19h15 – Vera Cruz Campinas-SP x AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP

Ginásio AAPP Paineiras, Campinas-SP

TV Cultura

 

11/3, 19h30 – Sodiê Doces/ Mesquita/ LSB-RJ x Blumenau-SC

Arena LSB, Mesquita-RJ

LBF Live – TV NSports

 

13/3, 18h – Ituano Basquete-SP x Santo André/Apaba-SP

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

LBF Live – TV NSports

 

14/3, 14h – SESI Araraquara-SP x Sampaio Basquete-MA

Ginásio do SESI Araraquara, Araraquara-SP

TV Cultura

 

CONFIRA AS EQUIPES DA LBF 2021:

Bax Catanduva-SP: A cidade-feitiço está de volta à elite do basquete após um hiato de três anos. Capitaneado dentro e fora de quadra pela experiente armadora Natalia Burian, que também é presidente da equipe, o time paulista fará sua segunda participação na LBF, sonhando repetir as boas campanhas da equipe campeã brasileira em 2009/2010 e semifinalista nas duas primeiras edições da liga. Já tem confirmado no elenco nomes como da armadora Thaissa, da ala Chirinda e das pivôs Lorraine, Jenyff e Lis. Treinador: Cesamar Fernandes; Ginásio: Anuar Pachá.

Blumenau-SC: O atual tetracampeão catarinense vem para a sua quinta participação nacional. Sempre comandado por João Camargo, técnico da seleção brasileira sub-18 e auxiliar da principal, o representante do sul na LBF, cuja melhor campanha foi a quarta posição em 2018, já confirmou as renovações da prata da casa Mariana Camargo e da pivô Tati Castro e trouxe a armadora Cacá, a ala Luana e a pivô argentina Agustina Leiva, todas já campeãs da LBF. Treinador: João Camargo; Ginásio: Galegão

Ituano Basquete-SP: O rubro-negro vem reformulado para a temporada, começando pelo banco, com Bruno Guidorizzi assumindo a prancheta no lugar de Antonio Carlos Barbosa. Ambicioso, o galo já renovou com Palmira, Iza Sangalli e Mari Dias, trouxe a jovem ala Marilia Awe, ex-Santo André/Apaba, e tirou do Vera Cruz Campinas a ala da seleção brasileira Patty, terceira maior cestinha da história da LBF. A casa da equipe também mudou: agora, o Ituano manda seus jogos no Ginásio Ditinho Xavier. Treinador: Bruno Guidorizzi.

Sampaio Basquete-MA: O bicampeão e vencedor da última edição realizada, em 2019, participa pela quinta vez do nacional. A Bolívia Querida já anunciou o comando do francês Virgil Lopez, que retorna após passagens em 2018 e 2020, além dos reforços em quadra da pivô Gil Justino, da ala/armadora Erika, da ala Jeanne e da ala/pivô Letícia Lisboa. Treinador: Virgil Lopez; Ginásio: Costa Rodrigues

Santo André/Apaba-SP: A equipe mais tradicional da LBF, presente em todas as nove edições e campeã da primeira temporada, tem o comando de Arilza Coraça, fiel escudeira da histórica Laís Elena. Ariadna e Jaqueline, as duas maiores cestinhas da história da LBF, com quase 5 mil pontos somados em nove temporadas, deverão ser os principais nomes do grupo paulista, que também renovou com a jovem armadora Lays, da seleção brasileira, as pivôs Leticia e Maria Carolina e anunciou as contratações da pivô Glenda e da ala Sassá, que volta ao clube após quatro anos. Treinadora: Arilza Coraça; Ginásio: Parque Celso Daniel

SESI Araraquara-SP: a “Morada do Sol”, sede do Jogo das Estrelas 2019, terá seu representante atuando pela segunda temporada na liga. A equipe do técnico Daniel Wattfy, que alcançou as quartas de final em 2019, manteve a base do elenco terceiro colocado no último campeonato paulista, com destaque para a armadora Tainá Paixão, campeã e MVP da liga pelo Sampaio Basquete, e nomes como das alas Izabela, Karen, Mariane Carvalho e a experiente pivô Silvinha. Treinador: Daniel Wattfy; Ginásio: SESI Araraquara

Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ: A equipe carioca, que estreou na LBF em 2019 e irá representar o país na Liga Sul-Americana em março, mudou de casa e passa a mandar seus jogos em Mesquita, na Baixada Fluminense. Sob o comando de Raphael Zaremba, a diretoria segue apostando em jovens valores da casa, como a revelação da LBF 2018, Thayná, mas também traz reforços internacionais, como da ala/pivô francesa Jessy Gneneka e da ala/armadora norte-americana Marquita Daniels, anunciadas em janeiro. Treinador: Raphael Zaremba; Ginásio: Arena LSB

Vera Cruz Campinas-SP: O campeão de 2018, cujo projeto originou-se do Americana, maior vencedor da história da LBF, vem para a sua terceira temporada. Atual bicampeão paulista, o time comandado por Élcio Ortiz tem acertado a renovação do elenco que conquistou o estadual, tendo já confirmado a veterana Babi, recordista de jogos e títulos da LBF, as alas Tassia e Yasmim, a armadora Maila e as pivôs Licinara e Monica Nascimento. Anunciou também o retorno da pivô Fabi, campeã da liga pelo clube em 2018, e as chegadas das alas Gabi Santos e Cíntia Janowsky. Treinador: Élcio Ortiz; Ginásio: AAPP Paineiras.