Elenco andreense com o troféu; boa campanha fez equipe voltar ao pódio da LBF CAIXA  (Jorge Bevilacqua)

O Santo André/Apaba/ Caoa Chery recebeu na tarde desta segunda-feira (26) o troféu e as medalhas pela campanha que culminou com o terceiro lugar na LBF CAIXA 2019.

A entrega aconteceu durante a abertura dos Jogos Escolares de Santo André, quando também foi realizado o descerramento da placa que oficializa o ginásio andreense com o nome de Laís Elena Aranha da Silva, ex-jogadora e treinadora histórica da equipe do ABC paulista, falecida em março deste ano.

O elenco andreense recebeu as medalhas de jogadoras que fazem parte da história andreense, como Leila Sobral, Simone Pontello, Vivian, Micaela, Odila e Patricia. Já o troféu de terceiro lugar foi entregue por Janeth Arcain e pelo presidente da Liga de Basquete Feminino, Ricardo Molina.

A capitã Simone e a ala Marilia posam com o troféu (Jorge Bevilacqua)

A campanha também rendeu à equipe do ABC paulista a classificação para o Sul-Americano 2020, representando o país ao lado do campeão Sampaio Basquete e herdando a vaga do vice Vera Cruz Campinas, suspenso da competição internacional por ter desistido da disputa neste ano.

Comandado por Bruno Guidorizzi e sem Jaqueline, sua principal pontuadora, desde a quarta rodada, o Santo André/Apaba/ Caoa Chery venceu 12 das 18 partidas da primeira fase – somando 66,7% de aproveitamento e registrando o seu melhor retrospecto na fase inicial desde a campanha do título na primeira LBF CAIXA da história, em 2010/11.

Nas quartas de final, protagonizou uma virada heroica ao fechar a série contra o SESI Araraquara em 2 a 1, com a cesta de três de Izabela faltando apenas dois décimos para o fim da prorrogação. Parou apenas na semifinal, diante do Sampaio Basquete, que caminharia para o título.

Equipe superou ausência de sua principal pontuadora para alcançar às semifinais (Jorge Bevilacqua)

Entre os destaques individuais da equipe na temporada, a ala/armadora Erika foi a principal cestinha da campanha, com média de 14,1 pontos por partida, além de ter sido a terceira de toda a LBF CAIXA em bolas roubadas (2,3 por jogo); a pivô Barbara figurou no TOP 10 entre as reboteiras, com 8,1 por partida; a ala Izabela foi a líder na média de bolas de três da temporada, com 2,5 bolas convertidas do perímetro por jogo; e a armadora Alana foi eleita a revelação da temporada.

EQUIPE TAMBÉM VENCEU O PRÊMIO LBF NAS ESCOLAS

Arilza Coraça, Fabiana Stival e Luciane Moscaleski recebem o troféu de Karine Batista, do Instituto Janeth (Jorge Bevilacqua)

Além da premiação pela terceira posição, a diretoria do Santo André/Apaba/ Caoa Chery também recebeu o troféu LBF nas Escolas 2019. Durante toda a temporada, a equipe paulista envolveu centenas de crianças de instituições de ensino municipais com a modalidade e desenvolveu o melhor programa entre as dez equipes da temporada, alavancando sua média de público com a presença mirim no agora ginásio Laís Elena.

Idealizado em 2018 pela Liga de Basquete Feminino, em parceria com o Instituto Janeth, que em seu primeiro ano levou a lendária jogadora à 23 instituições de ensino de nove cidades do país, o LBF nas Escolas consiste em aproximar a modalidade e as jogadoras da LBF CAIXA das crianças e adolescentes dos municípios nos quais a liga está inserida. Para participar da LBF CAIXA, as equipes participantes devem realizar visitas nas escolas e ações de integração com o público infanto-juvenil, trazendo novos torcedores e potenciais atletas para a modalidade.

Equipe promoveu diversas ações com crianças e jovens durante a temporada (Divulgação)

A equipe agora se prepara para defender o tricampeonato no campeonato paulista, cuja estreia está marcada para a próxima quarta-feira, 4 de setembro, contra o Pró-Esporte/Sorocaba. No estadual, volta a ser treinado por Arilza Coraça, que conquistou o título em 2016 e retorna ao comando após a saída de Guidorizzi.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.