Mercado

AS MOVIMENTAÇÕES DO MERCADO APÓS A LBF

Encerrada mais uma temporada da LBF, crescem as movimentações do mercado.

Vamos checar as transferências confirmadas até o fim desse mês de agosto?

No campeão Ituano, está confirmada a saída da dupla Érika de Souza & Izabella Sangalli, que reforça o espanhol Jairis em uma competição de nome novo: a Liga Femenina Challenge, mas que funcionará como a nova versão da Segunda Divisão local. O clube perdeu ainda a armadora Alana Gonçalo, que retorna ao Melilla para disputar a Liga Femenina 2, que com o advento da Challenge passa a funcionar como a Terceira Divisão Espanhola. De saída também está a pivô Monique, que defenderá o clube português Imortal na Segunda Divisão Local. A armadora Tita e a ala Ibukunoluwa também não continuaram no clube. Até o momento o clube anunciou dois reforços: a pivô Gabriela Guimarães (ex- Vera Cruz Campinas) e a armadora Débora Costa (ex-Sampaio). O time estreia no Campeonato Paulista no dia 12 de setembro contra o Santo André.

No vice-campeão Blumenau, a única movimentação confirmada é o retorno da pivô Bárbara para Portugal. Ela defenderá o Galitos na liga local e fará dupla com outra brasileira: a ala Jeanne, ex-Sampaio. Aparentemente o time catarinense trabalha para a manutenção de sua base para as competições regionais.

Entre as atletas do Sampaio, as alas Isabela Ramona e Katrina Pardee se reencontrarão no esloveno Celje. A pivô Kasí reforçará o português União Sportiva. A ala Tati Pacheco e a pivô Gil já treinam no Vera Cruz Campinas. O técnico Virgil Lopez será assistente do francês Bretagne Basket.

O Vera Cruz Campinas, por sua vez,  já renovou os contratos de Maila, Yasmin, Babi, Tássia, Licinara, Gabi Santos e Isabela Costa. Deixaram o clube: Jennifer Nonato, Mônica Nascimento (que deve reforçar Osasco no Brasileiro Feminino da CBB), Gabriela Guimarães, Letícia Prudente e Fabi Caetano. O comando técnico segue com Borracha e foi contratara a ex-jogadora Josiane Serrasqueiro como assistente. O time estreia no Paulista já no dia 04 de setembro contra o Catanduva.

O SESI Araraquara enfrenta uma intensa reformulação nesse fim de temporada. Já se despediram do time Tainá Paixão, Mariane Carvalho, Karen Gustavo, Carla Lucchini, Izabela Andrade e Verônica Fiuza. Tainá Paixão já está na Itália para defender o Akronos Moncalieri na Liga. Verônica foi confirmada pelo Sport (ao lado de Casanova e Beatriz Gabriele) para a disputa do Brasileiro da CBB. O SESI tem estreia programada para o dia 10 de setembro no Paulista contra o Vera Cruz Campinas e parece ter mantido a pivô Juliana.

A LSB, por sua vez, estreia no Campeonato Carioca no próximo dia 05 contra o CJBF. O time manteve Thayná, Gneneka, Nazinha, Carol França, Mayara, Juliana Ribeiro, Rayanne e Maria Luísa e anunciou o retorno de Amanda e a chegada de Nicolle Chirinda (ex-Catanduva). A equipe tem programada ainda a disputa da Liga Sul-Americana.

Santo André já confirmou as renovações dos contratos das alas Jaqueline e Ariadna e da ala-pivô Sassá.

Por fim, a equipe de Catanduva já confirmou as permanências de Jennyf, Beatriz, Thaissa, Natália, Larissa, Lorraine, Fernanda Sena e Lis. O time acertou ainda o retorno da ala-pivô Jennifer Sirtoli (ex-LSB). Além de Chirinda, o time perdeu também a pivô Bianca, que defenderá o Francisco Franco na Liga Portuguesa.

Em negociações anteriores, já estavam definidas a ida de Damiris para o francês Villeneuve e a transferência de Clarissa para o Landes.

_ _ _

Depois de três anos escrevendo regularmente aqui no site da LBF, eu decidi por uma pausa e um descanso nos próximos meses. Agradeço à confiança da liga e seguirei torcendo pelo seu crescimento.

por Bert – Painel LBF

(31 de agosto de 2021)





APOIADORES VIA LEI DE INCENTIVO