Estaduais

BASQUETE FEMININO VOLTA À AÇÃO NA COPA SÃO PAULO

(Matheus Marques)

No dia 13 de março de 2020, no ginásio Costa Rodrigues em São Luís do Maranhão foi disputada a partida entre Sampaio Basquete e o SESI Araraquara, o terceiro jogo da LBF 2020.

O encontro já aconteceu sem a presença de público em razão da decretação do estado de pandemia do coronavírus dois dias antes. A disputa da competição foi suspensa em seguida e posteriormente cancelada.

Desde então as principais equipes de basquete feminino no Brasil suspenderam suas atividades e houve um grande êxodo de atletas para a Europa, onde a segunda onda da epidemia tem trazido bastante incerteza sobre o calendário.

Mais recentemente algumas equipes locais retomaram seus trabalhos e depois de um longo hiato nessa sexta-feira (25 de setembro) temos a promessa da realização de um nova partida oficial por aqui.

Trata-se de um torneio idealizado pela Federação Paulista de Basquete (FPB): a Copa São Paulo, que terá sua primeira etapa disputada em Catanduva nesse fim de semana.

Na sexta (25) às 19 horas,o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva estreia contra o Pró-Esporte Sorocaba. (*)

Com restrições orçamentárias, a equipe de Sorocaba perdeu seus maiores destaques. A armadora Aruzha e a ala Jennifer Nonato foram para o basquete português e a ala Letícia Senff, revelação do último Paulista, retornou para Blumenau.

O time se reformulou, mantendo o plano de investir em jovens valores. Chegam a ala Lee Lisboa e a pivô Glenda (ambas, ex-SESI), a ala Milena, (ex-São Bernardo e que se lesionou no início da disputa da LBF 2019) e a pivô Caroline (ex-Barretos). O elenco ainda elenco conta com as alas Bia, Jéssica e Júlia; a armadora Tita; a ala-armadora Nazinha; e a ala-pivô Isah Alves.

No sábado, Sorocaba duela com a APAGEBASK/Guarulhos às 16 horas.(*)

O time de Guarulhos, bastante atuante na base, vai levar seu time jovem para a competição adulta sob o comando do técnico Dyego Maranini, que comandou a seleção brasileira na conquista do Sul-Americano sub-15 em 2019. Entre os destaques do time estão as irmãs Maiara e Maisa Dias. O clube havia confirmado ainda a chegada da ala-pivô Thailane Viana, que disputou a LBF 2019 por Santo André.

Por fim, no domingo, dessa vez às 11 horas, o confronto previsto é entre Catanduva e Guarulhos.

A competição continua no final de semana seguinte (02 a 04 de outubro), dessa vez em Campinas, com a participação do Vera Cruz Campinas, Santo André e a terceira colocada do triangular anterior.

O Vera Cruz Campinas já retomou os treinos e manteve o elenco contratado para a disputa da LBF 2020.

Ainda sem voltar aos treinos, Santo André mantém grande parte do elenco da LBF. Simone Lima, com problemas médicos, segue sem atuar. E parece improvável que a argentina Ornela Pag se apresente a tempo.

Após essa disputa, entre os dias 09 e 11 de outubro novamente em Catanduva, ocorrerão as semifinais (confrontando os primeiros e segundos colocados dos dois grupos) e a final.

As partidas terão transmissão pela canal GCS Sports no YouTube.

Para o Campeonato Paulista, que se inicia logo após a Copa São Paulo, participarão ainda (além dos cinco times já citados)  Ituano e SESI Araraquara

por Bert – Painel LBF

(23 de setembro de 2020)

(*) Após a publicação desse texto, a equipe de Sorocaba solicitou sua exclusão do primeiro triangular em razão do pouco tempo de treinamento. A equipe participará, então, do triangular com sede em Campinas (02 a 04 de outubro).

E a primeira rodada da Copa São Paulo constará então de partida única no domingo (27 de setembro) às 11 horas: Catanduva x Guarulhos.