Com seis partidas, o fim de semana da LBF CAIXA foi bastante movimentado e trouxe a quebra (ou empate) de alguns recordes históricos. Relembre ou confira os principais destaques que rolaram pelas quadras:

Santo André/Apaba, de Luana, tem a melhor média de bolas de três por jogo na temporada e bateu o recorde em uma partida da história da LBF CAIXA neste final de semana (Robson Neves/Uninassau)

Santo André/ApabaNovo recorde na história da LBF CAIXA

Com 20 bolas de três, o Santo André/Apaba derrotou o São Bernardo/Brazolin/Unip no sábado por 79 a 70 e estabeleceu novo recorde no quesito, quebrando a marca de 15 acertos registrada em 2014 pelo São José (94×50 contra Sport Recife) e repetida na sexta-feira por Presidente Venceslau, na derrota para a Uninassau. A equipe de Bruno Guidorizzi também registra a melhor média no quesito na temporada, com 8,3 bolas convertidas por jogo, além da jogadora que mais acertou de fora (Jaqueline, 31 no total).

Pontuação da temporada

Na mesma partida de sexta, Macarena D’Urso, do Presidente Venceslau, fez 32 pontos e estabeleceu a melhor pontuação individual da LBF CAIXA 2018, superando os 30 anotados por Thayná (21/01, contra Poty/BAX/Catanduva) e Ariadna (04/02, sobre Presidente Venceslau).

D’Urso e Erika igualaram recorde nas bolas de três. Argentina também anotou maior pontuação de 2018 (Montagem sobre fotos de Robson Neves/Uninassau e Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip)

Recorde no perímetro igualado²

Em sua melhor performance até aqui, D’Urso também igualou o recorde da história da LBF CAIXA ao acertar 7 bolas de três. Mais impressionante ainda, Erika, do Santo André, repetiu o feito no dia seguinte, ao anotar 21 dos seus 27 pontos (recorde pessoal) com outras sete bolas de fora. Ambas empataram o recorde de janeiro de 2012, que até então era só de Karla (Vera Cruz), quando a ala atuava em Americana.

Máquina de duplos-duplos

Thayná lidera nos duplos-duplos (Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip)

Ao anotar 24 pontos e 13 rebotes na derrota para o Santo André/Apaba, Thayná chegou ao seu 7º duplo-duplo na temporada – lidera a LBF CAIXA no quesito. A ala/pivô do São Bernardo/Brazolin/Unip tem um “DD” a mais que Kelly (Funvic/Ituano) e em uma partida a menos.

Defesa sólida

O Sampaio Basquete conseguiu uma façanha digna da melhor defesa do campeonato – sofreu os mesmos 42 pontos nas duas vitórias do fim de semana, contra Poty/BAX/Catanduva e Presidente Venceslau. Assim, melhorou ainda mais a sua marca, tendo agora média de 51,4 pontos sofridos por jogo – marca inferior em mais de 8 pontos à da segunda melhor defesa do campeonato, Vera Cruz Campinas (59,9).

Primeiro treinador europeu da história da LBF CAIXA, Virgil Lopez implantou cultura defensiva no Sampaio Basquete, que faz da equipe a mais eficiente no setor (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Tassia ‘on fire’

A ala da Uninassau tem sido a principal figura ofensiva da equipe. No final de semana, mediou 22,5 pontos e foi fundamental nas vitórias  sobre Presidente Venceslau e Poty/BAX/Catanduva. Março tem sido especial para ela: terminou com 17,6 pontos de média bateu por duas vezes em um período de 20 dias sua melhor marca em sete temporadas na LBF CAIXA, a última delas na sexta-feira (23 pontos).

Tassia teve o melhor mês da carreira na LBF CAIXA (Robson Neves/Uninassau)

Na quinta-feira (29), três partidas abrem mais uma rodada da LBF CAIXA. Às 19 horas, o ABC paulista recebe São Bernardo/Brazolin/Unip e Funvic/Ituano, além do confronto entre duas das três melhores equipes do campeonato, Santo André/Apaba e Vera Cruz Campinas. Presidente Venceslau e Poty/BAX/Catanduva, os dois últimos colocados na tabela, entram em quadra às 20 horas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.