8 de abril de 2023

Sossô é marcada de perto por Joice, durante o primeiro tempo em Itu (📸 Juca Ferreira)

Encerrando a quinta rodada da LBF 2023 neste sábado, 8, o SESI Araraquara manteve a invencibilidade na temporada ao derrotar o Ituano Basquete por 76 a 54 fora de casa, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), recuperando a liderança do campeonato.

O destaque araraquarense foi a pontuação bem distribuída. Maila foi a cestinha do time, com 15 pontos, seguida por Vitória e Aline, que tiveram 14 pontos, cada. A pivô e capitã também apanhou 10 rebotes, registrou seu quarto duplo-duplo na temporada e levou o o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Sossô teve mais 12 pontos.

A pivô Maria Carolina estreou no ano como a melhor rubro-negra em quadra, sendo a cestinha do jogo com 17 pontos, 9 rebotes e 22 de eficiência. A armadora Larissa teve 15 pontos e 5 assistências. Líder em pontos da equipe em 2023, Palmira – que fez seu 200º jogo na história da LBF – foi bem marcada e teve só 6 pontos.

Palmira busca opção; ala teve forte marcação e baixo aproveitamento (📸 Juca Ferreira)

Os clubes paulistas têm situações antagônicas neste início de temporada. O SESI lidera a LBF com 10 pontos e 100% de aproveitamento, campanha inversa do galo que, com 5 pontos e nenhuma vitória, segue sua via crucis na competição.

O atual campeão paulista ampliou sua vantagem no histórico entre os clubes pela LBF desde 2019. Agora tem cinco triunfos, contra apenas dois do Ituano.

Confira as estatísticas completas da partida

As equipes foram à quadra com:

Ituano Basquete:

4-Larissa, 11-Joice (C), 7-Palmira, 31-Karina e 16-Maria Carolina. T: Antonio Carlos Barbosa

SESI Araraquara:

9-Maila, 8-Sossô, 32-Jeanne, 22-Vitória e 12-Aline (C). T: João Camargo


Maria Carolina briga no garrafão; pivô reestreou bem no galo (📸 Juca Ferreira)

O galo começou bem o jogo, abrindo 5 a 0 nos primeiros dois minutos, mas logo veio a reação sesiana, variando ações dentro e fora do garrafão e assumindo a liderança do jogo ainda no primeiro período (18×23).

O volume ofensivo caiu no segundo período e isso favoreceu o galo, que voltou a empatar com duas cestas seguidas da armadora reserva Aninha, obrigando João Camargo a pedir tempo técnico. Mas, mesmo ficando quase cinco minutos sem pontuar, o SESI venceu novamente a parcial por 19 a 12, levando doze pontos de vantagem para o vestiário (30×42).

Antes do intervalo, o galo ainda perdeu a pivô Bianca, que sofreu deslocamento do ombro esquerdo em disputa com Aline e não voltou mais. Com o garrafão desfalcado, o galo ainda seguiu pontuando com Maria Carolina, enquanto, do outro lado, as araraquarenses também não tinham bom aproveitamento, mas ainda assim puderam ampliar o placar após 30 minutos. (39×55).

O jogo ganhou volume no período final e os ataques voltaram a produzir mais. O SESI administrou o placar, venceu novamente a parcial e saiu vitorioso no Prudentão.


ASPAS:

Aline, SESI Araraquara e MVP da partida

Aline (centro) foi premiada pela avó, Ana (esquerda), e a mãe, Silvana (direita), que acompanharam o jogo em Itu (📸 Juca Ferreira)

“A gente está muito feliz pela vitória. Sabíamos das dificuldades, tivemos que corrigir coisas que vinham dando errando, melhorando o entrosamento do time. Vamos tijolinho por tijolinho, como eu sempre falo. É um campeonato longo e a vitória de hoje é parte do processo do nosso planejamento lá pra frente.”

Maria Carolina, Ituano Basquete

“Infelizmente a vitória não veio, mas temos um longo caminho para percorrer, o campeonato é longo e temos muito para evoluir. Fiquei feliz em estar de volta, por poder agregar e ajudar minhas companheiras de equipe.”


Próximos jogos: O Ituano Basquete vai abrir a próxima rodada na quinta-feira, 13 (19h30, UOL e Nsports), quando vai até o ABC paulista para jogar contra a AD Santo André no ginásio Laís Elena – entrada franca. Já o SESI Araraquara enfrentará o Unimed Campinas no sábado, 15 (18h, UOL e tudoep), no ginásio do SESI em Araraquara (SP), partida que terá entrada gratuita mediante reserva no site do SESI.


Arbitragem

Árbitro: Francisco Ferreira de Lima Filho (Internacional-SP)

1ª Fiscal:  Ana Carolina Galvão (Nacional-SP)

2º Fiscal: Douglas dos Santos Rodrigues (Nacional-SP)

Representante do Jogo: Carlos Renato dos Santos


Reveja o jogo pela Nsports


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.