28 de maio de 2022

Beatriz conduz a bola para o Vera

Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas voltaram a se enfrentar neste sábado, 28, pela LBF 2022, em situações opostas ao último encontro, no fim de março. Em melhor fase, desta vez, o time paulista devolveu a derrota sofrida em casa no primeiro turno e venceu por 79 a 73, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Foi a sétima vitória seguida do campeão de 2018.

A boa atuação coletiva campineira teve Licinara e Manu contribuindo com 16 pontos, cada. A armadora Beatriz somou outros 13, mesma pontuação de Iza Sangalli, que também registrou 17 rebotes, teve 27 de eficiência e levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida pelo segundo jogo seguido.

O Sampaio, por sua vez, teve as duas cestinhas da partida: Jennifer O’Neill e Tainá Paixão, que anotaram 18 pontos individuais. Érika de Souza teve 17 pontos e 15 rebotes. O técnico Rodrigo Galego teve o desfalque de seis atletas, todas com sintomas gripais: Gabi Guimarães, Leticia Lisboa, Larissa, Let Lopes, Moura e Duda.

Confira as estatísticas completas da partida

O’Neill encara Yasmim; porto-riquenha foi cestinha, ao lado de Paixão (João Marcos/Sampaio Basquete)

O time campineiro chegou aos 26 pontos e igualou a campanha do Sampaio, de 11 vitórias em 15 jogos, com 73,3% de aproveitamento, mas a vitória por 23 pontos no primeiro turno manteve a equipe ludovicense na frente.

Confira a classificação da LBF 2022

Com apenas três atletas no banco, o Sampaio foi ao jogo com Alana, O’Neill, Paixão, Patty e Érika. Sem Tassia, fora por uma lesão no pulso, Sidney Coppini escalou o Vera Cruz com Beatriz, Yasmim, Manu, Sangalli e Leticia.

As visitantes conseguiram limitar o ataque tricolor no início e ficar em vantagem já no primeiro período, vencido por 21 a 14. O Sampaio melhorou no segundo quarto, trazendo a diferença para uma posse de bola, com O’Neill e Érika dividindo os pontos, mas o placar seguia favorável ao Vera Cruz no intervalo (37×41).

Paulistas celebram a vitória com a MVP, Sangalli (João Marcos/Sampaio Basquete)

No terceiro período, a corrida de 11 pontos seguidos fez as paulistas subirem novamente a vantagem, com o Sampaio passando quase três minutos sem pontuar, momento que seria crucial para o resultado final. O tubarão ainda tentou buscar a diferença no último quarto, mas o time sentiu a falta de peças e parou na ajustada defesa campineira, que assegurou a vitória.


Próximos jogos: O Vera Cruz Campinas termina a viagem ao nordeste na segunda-feira, 30 (19h30, LBF LIVE), enfrentando o Sport/Glória do Goitá, no Recife. Na sexta, 3 de junho (20h30, LBF LIVE), o Sampaio Basquete recebe Santo André no ginásio Costa Rodrigues.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.