29 de abril de 2023

Patty busca o ataque, marcada por Iza (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

O segundo turno da fase de classificação da LBF 2023 começou neste sábado, 29, com a nova reedição das Finais de 2022 entre Sampaio Basquete e Unimed Campinas. Melhor para o tricolor maranhense, que venceu em casa por 78 a 65, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís-MA, e terminou invicto no mês de abril.

Quatro titulares pontuaram em dígitos duplos: Patty, com 16 pontos e a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas; Tainá Paixão, com 15 pontos e 6 assistências; Alana, com 13 pontos e 8 assistências; e Mari Dias, com outros 10 pontos.

Do lado paulista, Cacá e Leticia marcaram 14 pontos, cada, com a armadora anotando também 9 rebotes e 6 assistências; Iza Sangalli teve duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Com a quarta vitória seguida, o Sampaio Basquete chegou aos 15 pontos, subindo para 87,5% de aproveitamento. O Unimed Campinas agora tem 11 pontos e 37,5% de aproveitamento, seguindo com três vitórias.

Cacá beirou um duplo-duplo em São Luís (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)


As equipes foram à quadra com:

Sampaio Basquete:

8-Tainá Paixão (C), 24-Alana, 7-Patty, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari Dias. T: Cristian Santander

Unimed Campinas:

8-Beatriz, 17-Cacá, 9-Parro, 77-Iza Sangalli (C) e 23-Leticia. T: Sidney Coppini


Repetindo o quinteto dos últimos jogos, o Sampaio começou fazendo 8 a 2 nos primeiros cinco minutos de um jogo com ritmo lento, liderando por todo o primeiro período (18×10).

O tubarão seguiu na frente até o Unimed Campinas tirar a diferença pouco antes do intervalo. Com Bia, Cacá e Leticia, o time visitante se encontrou no segundo quarto, fazendo 22 a 13 na parcial e indo ao descanso vencendo por um ponto (31×32).

Leticia saiu machucada no terceiro período e preocupou (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

Mas a liderança paulista durou pouco tempo. Alana, de três, recolocou o atual campeão na frente no terceiro período, e o tubarão usou uma corrida 14-4 para se distanciar novamente no placar após 30 minutos (56×42). Campinas ainda perderia a pivô Leticia, que sentiu uma lesão na perna esquerda e não retornou ao jogo.

O jogo ficou franco e os ataques produziram mais no quarto período, mas as campineiras não alcançariam mais as ludovicenses, que mantiveram a vantagem acima dos 10 pontos até o zerar do relógio.

Elenco do Sampaio celebra com a MVP, Patty (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)


Próximos jogos: No próximo sábado, 6 de maio (17h30, UOL e imirante), o Sampaio Basquete recebe no Costa Rodrigues o Unisociesc/Blumenau, jogo com entrada mediante a troca de ingressos por um quilo de alimento não-perecível.

Na segunda, 8 (19h30, UOL, tudoep e CBN Campinas), o Unimed Campinas joga em casa, no ginásio do Tênis Clube de Campinas-SP, contra o SESI Araraquara – a entrada é franca.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.