10 de abril de 2022

Duelo no ABC teve vários destaques individuais, como Jaqueline e Manu Oliveira (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

Em mais um encontro entre campeões da LBF deste final de semana, após Sampaio e Ituano, o Santo André quebrou um tabu contra o Vera Cruz Campinas. Neste domingo, 10, o ramalhão venceu no ginásio Laís Elena por 84 a 73, subiu para a terceira posição e conquistou a primeira vitória sobre o adversário em sete encontros desde 2018.

O time do ABC paulista contou com 22 pontos de Sassá, a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, que bateu seu recorde pessoal em sete temporadas na liga. A ala/pivô também registrou 14 rebotes (duplo-duplo), 3 roubos de bola e 27 de eficiência. Outras duas peças fundamentais foram Evelyn Larissa, que teve 19 pontos vinda do banco, e a capitã Jaqueline, com 18 pontos.

Duas campineiras tiveram boas atuações. Tassia, segunda cestinha da temporada, anotou 20 pontos, enquanto Emanuely de Oliveira teve duplo-duplo de 19 pontos e 11 rebotes em sua estreia pelo Vera Cruz e pela LBF – anunciada na quinta-feira, a ala/pivô vem da Universidade da Flórida, do basquete universitário norte-americano, onde em 2018 ficou entre as 40 melhores atletas da NCAA.

Confira as estatísticas completas da partida

Tassia teve outra boa atuação; ala campineira é a segunda cestinha em média da temporada (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O Santo André sobe para a terceira posição, com 9 pontos e quatro vitórias em cinco jogos (80% de aproveitamento). Com a mesma pontuação, o Vera Cruz Campinas é o quarto colocado, com três vitórias em seis jogos (50% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

Rafael de Souza, o Choco, escalou Santo André com seu já tradicional quinteto titular, de Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda. Já Sidney Coppini, o Alemão, iniciou o Vera Cruz com o mesmo time da vitória no último domingo, sobre o Sport, com Beatriz, Tassia, Yasmim, Costa e Dry.

Tassia abriu o marcador para o time visitante, mas Santo André logo controlou o placar com Glenda e Sassá pontuando bem na primeira parcial (18×14). No segundo quarto, as titulares passaram a receber a contribuição de Evelyn Larissa e a vantagem andreense subiu, apesar da cesta de três de Tassia no estouro do cronômetro (38×30) que estancou um pouco a diferença.

Jogadora do dia, Sassá já tem três troféus GOL na temporada (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

No início do terceiro quarto, as visitantes ensaiaram encostar no placar, mas Jaqueline e Ariadna mantinham a diferença a favor de Santo André, que era de 16 pontos após 30 minutos (65×49). Com Tassia e Oliveira, Campinas seguia no jogo e foi melhor no período final, chegando a cortar o déficit para seis pontos a seis minutos do fim, com Costa, mas Sassá anotou 8 pontos seguidos que deixaram a missão praticamente impossível para as comandadas do técnico Alemão.


Aspas:

Jaqueline, ala e capitã de Santo André

“Acredito que nos superamos. Foi um dia de muitos erros, principalmente defensivamente, mas no coletivo fechamos com a comissão técnica e conseguimos fazer valer o mando de quadra diante da nossa torcida. E conquistamos essa vitória importantíssima.”

Juliana Ribeiro, ala/pivô do Vera Cruz Campinas

“Enfrentamos um adversário bastante qualificado e infelizmente não conseguimos a vitória. Tivemos alguns erros que não podemos cometer e precisamos trabalhar para corrigir isso. Agora teremos um bom período de treinamentos e vamos melhorar para voltar a vencer na LBF.”


Próximos jogos:  O Santo André pega a estrada e visita a Sodiê Doces/Mesquita/LSB na quarta-feira, 13 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), enquanto o Vera Cruz Campinas enfrenta o Unisociesc/Blumenau no dia 21 (17h, LBF LIVE), também fora de casa.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.