12 de maio de 2022

Thayná em atuação extraordinária (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

Em mais uma grande noite de Thayná, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira, 12. A equipe fluminense despontou no terceiro período para vencer o Sampaio Basquete por 85 a 75 na Arena Sodiê, em Mesquita (RJ).

A atual MVP de temporada explodiu para 34 pontos e 14 rebotes, sua segunda atuação com mais de 30 pontos no ano, e seu sétimo duplo-duplo, igualando a líder do quesito, a andreense Sassá. E, mais uma vez, bateu o recorde de eficiência registrado em uma partida na história da LBF: 48, e troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Mayara teve 12 pontos e 9 assistências, enquanto Maiara Dias somou outros 11 pontos.

Do lado tricolor, a porto-riquenha Jennifer O’Neill foi a cestinha, com 18 pontos (9 deles nos últimos três minutos), seguida por Lê Lisboa e Patty, que tiveram 15 pontos, cada. Recém-chegada da Espanha, Alana Gonçalo estreou com 7 pontos e 6 assistências em 32 minutos.

Confira as estatísticas completas da partida

O’Neill comandou reação tardia do Sampaio e terminou como a cestinha da equipe (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

A derrota atrapalhou os planos do Sampaio Basquete de igualar a campanha do líder, SESI Araraquara. Na segunda posição, a Bolívia Querida tem 20 pontos – 1 a menos – e 81,8% de aproveitamento. Com 15 pontos, a equipe fluminense se manteve na oitava posição, subindo o aproveitamento para 36,4%.

Confira a classificação da LBF 2022

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB, do técnico Raphael Zaremba, começou o jogo com Nazinha, Mayara, Ray, Thayná e Brenda Barros. O Sampaio, de Rodrigo Galego, foi escalado com O’Neill, Paixão, Patty, Lisboa e Gabi Guimarães.

Os ataques começaram bastante dinâmicos na Arena Sodiê, funcionando dos dois lados em uma primeira parcial equilibrada, mas ligeiramente a favor do Sampaio Basquete (17×19).

O segundo período trouxe as mandantes melhores, com uma corrida 11-1 que deu vantagem momentânea de até 8 pontos (28×20), que o tricolor do Maranhão soube reduzir com múltiplas bolas do perímetro, levando a diferença para apenas dois para o intervalo (38×36).

Sampaio perdeu chance de encostar no SESI (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

O terceiro período trouxe o ponto alto da noite mesquitense. Patty, novamente de três, chegou a cortar a diferença para um ponto, mas as donas da casa não permitiram a virada do tubarão. Com uma blitz de quatro bolas de três em dois minutos, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB construiu a vantagem crucial para chegar ao último período em vantagem (66×56).

Administrando o placar no último quarto, a LSB ainda precisou segurar o rompante de O’Neill no minuto final, que anotou 8 pontos na última tentativa boliviana de evitar a derrota.


Próximos jogos: O Sampaio segue na estrada e já neste sábado, 14 (11h30, TV Cultura), enfrenta o Unisociesc/Blumenau no ginásio Galegão, em Santa Catarina. Já a Sodiê Doces/Mesquita/LSB viaja até São Paulo, onde na quinta, 19 (19h30, LBF LIVE), joga contra Santo André.

Elenco da LSB celebra vitória com a MVP, Thayná (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.