16 de abril de 2023

Barbara estreou bem e ajudou a fluir jogo do BAX (📸 Buenas Comunicação)

Com uma atuação dominante, especialmente no segundo quarto, o BAX Catanduva venceu a Sodiê Mesquita neste domingo (16) por 94 a 75, no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (SP), em partida que fechou a sexta rodada da LBF 2023.

A vitória paulista, que quebrou série negativa de duas derrotas, teve boas atuações individuais. Com 21 pontos, 7 rebotes e 6 assistências, Thaissa foi a mais eficiente e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Natalia distribuiu 13 assistências e igualou o recorde da temporada, registrado por Beatriz, do Unimed Campinas. Estreante da tarde, a pivô Barbara, recém-chegada de Portugal, teve 13 pontos e 7 rebotes como titular. Ju Souza trouxe outros 13 pontos, do banco.

A Sodiê Mesquita teve 18 pontos da capitã Thayná, 13 pontos e 9 rebotes de Brenda Barros, e outros 12 pontos de Mayara. A derrota interrompeu a sequência de três vitórias – a maior da história da equipe pela LBF.

Foi também a melhor pontuação do BAX em 2023 e a pior performance defensiva da Sodiê Mesquita. Ambos dividem a quarta posição da tabela, com campanhas de 9 pontos, três vitórias e 50% de aproveitamento. O time paulista leva vantagem pelo resultado deste domingo.

Confira as estatísticas completas da partida

Thayná é pressionada por Ju Souza; MVP da LBF teve 18 pontos (📸 Buenas Comunicação)


As equipes foram à quadra com:

BAX Catanduva:

1-Natalia (C), 9-Stéfane, 25-Tati Pacheco, 34-Gil e 7-Barbara. T: Cesamar Fernandes

Sodiê Mesquita:

5-Nazinha, 11-Mayara, 26-Thayná (C), 21-Brenda Barros e 14-Thamara. T: Raphael Zaremba


Com a chegada de Barbara, Cesamar Fernandes promoveu uma grande mudança no time titular do BAX Catanduva. Além da pivô, Natalia voltou a sair jogando e nomes como Thaissa, Casanova e Ju Souza começaram no banco de reservas. Já Raphael Zaremba trocou Lua por Thamara, fortalecendo o garrafão.

E a estratégia das donas da casa mostrou-se eficiente. Após um primeiro período equilibrado, com ligeira vantagem da casa (20×17), o segundo trouxe a segunda unidade do BAX explorando as bolas internas com Barbara e Dry, enquanto também capitulava com Thaissa e Casanova, do perímetro. A parcial 32-19 deu uma bela vantagem às catanduvenses no intervalo (52×36).

Cesamar Fernandes mexeu no time e estratégia funcionou bem (📸 Buenas Comunicação)

A conversa de Zaremba no vestiário não surtiu efeito e o BAX seguiu melhor no terceiro período, pontuando com infiltrações no garrafão mesquitense. Para piorar, Thayná sentiu câimbras e teve de ser substituída, retornando somente nos minutos finais. Catanduva tinha 33 pontos à frente após 30 minutos (72×49).

Duas bolas de três de Mayara no início do quarto período deram nova esperança à Sodiê Mesquita, que até foi melhor na última parcial – vencida pelas visitantes por 26 a 22. Mas o dia era mesmo do BAX Catanduva, em sua melhor exibição na temporada.


Aspas

Thaissa, BAX Catanduva, MVP da Partida

“A gente está crescendo durante o campeonato e fazendo boas partidas em casa. Precisamos tentar fazer boas partidas fora, também. Mas é um passo de cada vez. A chegada da Barbara nos ajudou muito. Agora é descansar e, em seguida, pensar na próxima partida.”

(📸 Buenas Comunicação)


Próximos jogos: Ambos terão os dois melhores times da LBF 2023 pela frente.

A Sodiê Mesquita segue no interior paulista pois abre a sétima rodada já nesta terça, 18 (19h30, UOL, Live Basketball BR e tudoep), contra o SESI Araraquara, partida com entrada gratuita mediante reserva no site do SESI.

Na sexta, 21 (17h30, UOL e imirante.com), o BAX Catanduva vai até o Maranhão para enfrentar o Sampaio Basquete, no ginásio Costa Rodrigues, com entrada trocada por um quilo de alimento não-perecível.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.


Arbitragem

Árbitro: Francisco Ferreira de Lima Filho (Internacional-SP)

1º Fiscal: Gustavo Antonialli Cechito (Nacional-SP)

2ª Fiscal: Ana Carolina Galvão (Nacional-SP)

Representante do Jogo: Renato Souza