8 de março de 2023
É HOJE!
A LBF 2023 começa nesta quarta-feira, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com o jogo de abertura da temporada entre SESI Araraquara e BAX Catanduva, com as transmissões ao vivo na home do UOL e no canal do YouTube do UOL Esporte e dos canais no YouTube do TudoEP e do Live Basketball BR. O jogo tem ingressos gratuitos que deverão ser retirados no site do SESI Araraquara.
Terceiro colocado na LBF 2022 e atual bicampeão paulista, o SESI Araraquara anunciou as chegadas das alas Jaqueline (segunda maior cestinha da história da LBF, com 2.577 pontos) e Stephany, ambas ex-Santo André. Sob o comando de João Camargo, a diretoria manteve a base do elenco da última temporada, estendendo os vínculos com a capitã Aline e com Sossô, Izabela , Maila, Jeanne, Bianca e Bia, medalhistas de bronze na LBF, além de Vitória Marcelino, Let Lopes e Tati Castro, que participaram do título estadual no segundo semestre.
“A nossa expectativa para esse jogo de estreia é que seja um confronto difícil, a equipe de Catanduva tem vários reforços de ótimo nível, fazendo com que a equipe tenha uma rotação melhor e assim vai exigir, não só de nós, como das outras equipes, uma entrega muito maior. Tem também a ansiedade de um jogo de estreia, que é uma coisa que faz parte de um campeonato. Mas, mesmo com tudo isso, esperamos realizar um belo trabalho coletivo, que é o foco da nossa equipe, fazer um trabalho onde as qualidades individuais sejam focadas e voltadas para o trabalho coletivo e que a gente possa largar no Dia Internacional da Mulher com uma vitória, que vai ser muito importante para nós”, comentou o técnico João Camargo.
Após ter ficado de fora dos playoffs em 2022, o BAX Catanduva investiu pesado para buscar vencer sua primeira série de pós-temporada. O clube paulista anunciou as experientes Gil, Casanova e Tati Pacheco, as jovens Dry, Giovanna Carey e Stéfane, além de ter renovado com a cestinha Thaissa e a pivô Juliana. A armadora e presidente Natalia Burian, maior assistente da LBF 2022 (9,1 de média), também segue defendendo o clube dentro de quadra. No comando, segue Cesamar Fernandes, na equipe desde 2018.
“Estreia é sempre estreia, independente do adversário. Nossa preparação está adiantada e esperamos uma boa apresentação. Claro que a pressão e a ansiedade podem atrapalhar, mas pode acontecer com o adversário também. Estamos conversando bastante com o grupo para não cair nessa armadilha. Embora tenhamos puxado a preparação na parte física e algumas jogadoras estejam sentindo dores, todo o elenco está em condição de jogo e à disposição”, afirma o treinador catanduvense.
Assista pelo UOL Esporte
Assista pelo tudoep
Assista pelo Live Basketball BR
Na quinta, 9 (19h30), o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do canal do Live Basketball BR.
Na sexta, 10 (19h30), o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA) a Sodiê Mesquita, partida com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do imirante.com.
Fechando a rodada de estreia, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 18h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.
A LBF 2023 terá a participação de oito equipes de quatro estados e três regiões do Brasil: AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.
Esta será a décima-segunda edição da LBF. No ano passado, o título ficou com o Sampaio Basquete – que se sagrou o segundo tricampeão da história da liga, após o extinto Americana-SP. Desde 2010, sete clubes diferentes levantaram o troféu e quatro deles estarão em quadra nesta temporada: Santo André, Sampaio, Ituano e Unimed Campinas.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o UOL, a EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.