1 de abril de 2022

Sassá encara Chirinda no garrafão (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

No duelo de campeões da LBF que não se encontravam há sete anos, o Santo André levou a melhor sobre o Sport/Glória do Goitá nesta sexta-feira,  1º de abril. Jogando em casa, no ginásio Laís Elena, o time paulista bateu o pernambucano por 80 a 55 e somou a terceira vitória na temporada.

Jaqueline, de Santo André, foi a cestinha do jogo, com 18 pontos. Já Sassá teve um novo duplo-duplo, com 16 pontos e 11 rebotes, e recebeu o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida pela atuação que também teve 7 assistências, 4 roubos de bola e 30 de eficiência.

Do lado rubro-negro, as estreantes Isinha, com 12 pontos, e Barbara, com 10 – mesma pontuação de Karen -, foram as principais anotadoras da noite.

Isinha mostrou personalidade em sua estreia na LBF (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O Santo André sobe para a terceira posição, com 7 pontos e três vitórias em quatro jogos (75% de aproveitamento). Em campanha oposta, o Sport/Glória do Goitá agora é o sexto, com 5 pontos e uma vitória em quatro jogos (25% de aproveitamento).

Confira as estatísticas completas da partida

Foi o primeiro encontro entre os campeões da LBF desde 2015, quando as pernambucanas levaram a melhor no Recife: 71 a 53 em 28 de fevereiro.

A AD Santo André começou a construir a vantagem no primeiro período, com o trio Jaqueline/Glenda/Sassá combinando 23 dos 24 pontos iniciais da equipe (24×15). No segundo quarto, Lays também passou a contribuir no ataque andreense, que novamente venceu a parcial e foi ao intervalo com 20 pontos de vantagem (46×26), ao passo que o ataque pernambucano não se acertava em quadra.

Ariadna se destacou no terceiro período (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Um terceiro quarto mais equilibrado viu o Sport melhorar seu aproveitamento no jogo interno, mas ainda com baixa porcentagem do perímetro (28,6%). Do outro lado, Ariadna esquentou a mão e protagonizou a nova vitória parcial do time da casa, que já tinha 24 pontos na dianteira (70×46).

Com o resultado praticamente definido, as equipes caíram de produção no quarto final, marcado por erros dos dois lados e um baixo aproveitamento ofensivo. Ainda assim, Santo André novamente venceu a parcial e selou a vitória por 80 a 55.


Aspas:

Jaqueline, ala e capitã de Santo André

“Nosso objetivo era fazer valer o fator quadra para nos recuperarmos no campeonato. E, jogando com intensidade e colocando aquilo que trabalhamos na semana em prática, alcançamos o nosso objetivo. Todas as atletas que entraram em quadra foram muito bem.”

Isinha, armadora do Sport/Glória do Goitá e estreante da noite

“Eu estava muito nervosa e no decorrer do jogo consegui ir me soltando. Mas tem muito campeonato pela frente e acredito que eu possa agregar bastante para a equipe. Quanto ao time, temos que melhorar a defesa. Sofremos bolas bobas que não podem acontecer e precisamos melhorar nosso entrosamento. Mas a equipe está com vontade e ainda tem mais atletas para chegar. E, quando isso acontecer, nosso jogo vai ficar muito mais encaixado e a gente vai conseguir encontrar nossa característica.”

Uma das principais cestinhas da temporada, Casanova distribuiu 10 passes, mas teve apenas 5 pontos (Miriam Rosenberger/ AD Santo André)


Próximos jogos:  O Vera Cruz Campinas será o próximo adversário das duas equipes. O Sport/Glória do Goitá enfrenta o time do interior paulista neste domingo,3/4, (14 horas de Brasília, TV Cultura), na Arena Concórdia, nova casa campineira. Já Santo André faz o clássico paulista no próximo domingo, 10, no ginásio Laís Elena, também com transmissão ao vivo da TV Cultura.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.