Na reta final da fase de classificação da LBF CAIXA, Corinthians e América de Recife entram em quadra buscando a liderança da competição (Robson Neves/Divulgação)

Na reta final da fase de classificação da LBF CAIXA, Corinthians e América de Recife entram em quadra buscando a liderança da competição (Robson Neves/Divulgação)

Quando Corinthians/Americana e Uninassau/América entram em quadra na LBF CAIXA, ainda mais em reta final de fase de classificação, é mais do que sinônimo de clássico. O atual campeão e o atual vice-campeão do campeonato nacional se enfrentam em rodada dupla, realizada no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), nos dias 31 de março e 02 de abril, e fecham suas participações na fase de classificação .

Inclusive, a segunda partida da rodada dupla do clássico entre Corinthians e América de Recife no sábado (02/04) terá transmissão ao vivo dos canais SporTV a partir das 10h30 (de Brasília).

“Todo jogo é encarado como o mais importante do campeonato, e com Americana ainda tem esse “extra” de ser um clássico. Sabemos que elas vão entrar com muita vontade de nos vencer, mas nós estamos bem determinadas. Não queremos voltar para Recife com menos do que duas vitórias e a liderança da fase de classificação”, comentou a pivô Érika de Souza, do América de Recife.

Ao lado de seu fanático torcedor, o Corinthians busca fechar a fase de classificação no topo da tabela. Para que isso aconteça, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini precisa vencer os dois jogos desta semana, ou triunfar em apenas um e contar com derrota do Sampaio Corrêa em sua rodada dupla contra Maranhão.

“Jogos da liderança, já diz muita coisa, pois essa foi nossa primeira meta traçada, temos esse ojetivo e vamos atrás dele. Poder jogar ao lado da nossa torcida nos faz ainda mais forte. Treinamos muito para aperfeiçoar o que estava bom e diminuir os erros que estávamos tendo”, disse a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana.

Atual 3º colocado da LBF CAIXA, o América de Recife precisa de duas vitórias contra o Corinthians e ainda de um tropeço do Sampaio Corrêa para ser líder do campeonato (Robson Neves/Divulgação)

O América de Recife precisa de duas vitórias contra o Corinthians e ainda de um tropeço do Sampaio Corrêa para ser líder do campeonato (Robson Neves/Divulgação)

Por outro lado, o América de Recife viaja para o interior do Estado de São Paulo com pensamento positivo de também brigar pela ponta da tabela da LBF CAIXA. A equipe pernambucana termina em 1º lugar caso vença os dois jogos contra seu rival e o Sampaio vença apenas uma partida ou saia de quadra com derrota nos dois jogos.

“São os nossos dois últimos jogos e sabemos da importância de ter a vantagem durante os playoffs. Nossa mentalidade é sempre de vencer. Vamos atrás dessas duas vitórias com muita garra para ter o mando de quadra na próxima fase”, acrescentou Érika.

+ Clique aqui e confira o que acontece com a tabela de classificação da LBF CAIXA com as combinações de resultado das próximas rodadas

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Embalado por três vitórias seguidas na fase de classificação do campeonato, duas delas fora de casa, a equipe alvinegra volta a atuar em seus domínios na LBF CAIXA, onde possui ótimo retrospecto de sete vitórias em oito partidas disputadas, mas terá de encarar um dos melhores visitantes da competição nacional, já que o América de Recife ganhou seis dos oito jogos que disputou longe de seus torcedores.

Além de toda a rivalidade envolvida e de serem dois confrontos mais do que importantes para o fechamento da fase de classificação da LBF CAIXA, o encontro entre Corinthians e América de Recife desta semana terá em quadra o duelo de duas das principais atletas em atividade no basquete feminino brasileiro.

De um lado, a jovem pivô Damiris. Depois de perder o início da sexta edição da LBF CAIXA, a camisa 12 do time alvinegro se recuperou de lesão, disputou 12 partidas do campeonato nacional, sendo que em 11 destes jogos saiu de quadra com 16 ou mais pontos e é até então a cestinha da LBF CAIXA, com média de 20,7 pontos.

Damiris, do Corinthians (1)

Peça fundamental na grande campanha do Corinthians na LBF CAIXA, a jovem pivô Damiris é a atual cestinha do campeonato nacional (Cláudio Almeida/Divulgação)

Do outro lado, a pivô Érika de Souza. Grande novidade do América de Recife para a segunda parte da fase de classificação da LBF CAIXA, Érika voltou para o basquete brasileiro com o mesmo domínio de sempre. Possui médias expressivas de 14,0 pontos e 13,6 rebotes em dez partidas disputadas, e é a atleta mais eficiente da temporada 2015/2016, com 21,9 pontos de valorização por jogo.

“Com certeza espero manter minha sequência de nove duplos-duplos seguidos. O objetivo principal é ajudar o time com as minhas melhores características e vou dar o meu máximo para fazer isso. Manter uma sequência recorde de duplo-duplo sem dúvida é muito legal, mas não posso pensar só em mim. Quero continuar com isso para levar o meu time à vitória”, concluiu a pivô Érika de Souza.

No primeiro turno da fase de classificação da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA, Corinthians e América de Recife entraram em quadra para os primeiros jogos depois de protagonizarem a última decisão do campeonato nacional. Em rodada dupla de realizada no Ginásio Wilson Campos, em Recife (PE), cada time venceu uma das partidas.

No primeiro jogo, melhor para o time do interior do Estado de São Paulo, que contou com grande atuação do trio Damiris, Karla Costa e Gilmara, com respectivos 21, 20 e 17 pontos, para sair de quadra com vitória pelo placar de 70 a 64.

Já no jogo seguinte, o time pernambucano conquistou rápida recuperação e bateu seu maior rival por placar folgado de 23 pontos de diferença (90 a 67). Na ocasião, o time do técnico Roberto Dornellas contou com grande desempenho da ala Aridana, com 18 pontos e nove rebotes, e da pivô Érika de Souza, com duplo-duplo de 16 pontos e 12 pontos.

No primeiro turno, a rodada dupla do clássico entre América de Recife e Corinthians terminou com uma vitória para cada time (Robson Neves/Divulgação)

No primeiro turno, a rodada dupla do clássico entre América de Recife e Corinthians terminou com uma vitória para cada time (Robson Neves/Divulgação)