27 de maio de 2022

Com três semanas para o Jogo das Estrelas, realizado em 19 de junho no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ), a Liga de Basquete Feminino divulgou nesta sexta, 27, a primeira lista do evento: o Desafio Wilson de Três Pontos, que leva o nome da fornecedora de material esportivo oficial da LBF 2022.
Através das estatísticas registradas até 15 de maio, foram selecionadas as oito atletas com o melhor aproveitamento percentual do perímetro e com, no mínimo, 40 arremessos tentados – mesmo critério utilizado na última edição, realizada em 2019.
A primeira da lista é Tati Pacheco. A ala do Ituano Basquete lidera o grupo, com 41,4% de aproveitamento na longa distância. Campeã em 2016, Pacheco marca presença no desafio desde então.
Em segundo lugar, Lê Lisboa, do Sampaio Basquete, com 41,2%. A ala/pivô registra os melhores números da carreira na campanha pelo tricolor maranhense.
Tati Pacheco do Ituano Basquete Alta resolução
Lê Lisboa, do Sampaio Basquete Alta resolução
Yasmim, do Vera Cruz Campinas Alta resolução
Izabela, do SESI Araraquara Alta resolução
Tassia, do Vera Cruz Campinas Alta resolução
Karen, do Sport/Glória do Goitá Alta resolução
Ariadna, da AD Santo André Alta resolução
Bia, do SESI Araraquara Alta resolução
Na sequência, Yasmim (39,1%), ala do Vera Cruz Campinas, que também tem na lista Tassia (37,3%), atual bicampeã e que irá defender o título.
Também com duas atletas, o SESI Araraquara será representando por Izabela (37,9%) e Bia (35,5%).
Completam a lista as experientes Karen (37%), do Sport/Glória do Goitá, e Ariadna (36,6%), da AD Santo André.

Arena Carioca, no Parque Olímpico, será a sede do Jogo das Estrelas 2022 (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Após hiato de três anos, por conta da pandemia de covid-19, a maior festa do basquete feminino brasileiro acontece na capital carioca, onde as principais atletas da temporada se reunirão para os tradicionais Desafios e o Jogo das Estrelas, que neste ano terá formato especial.
A liga irá homenagear quatro treinadores, donos de uma rica história na modalidade, que irão comandar os quatro times do Jogo: Time Arilza Coraça, Time Antonio Carlos Barbosa, Time Antonio Carlos Vendramini e Time Edson Ferreto.
As próximas listas serão conhecidas nos próximos dias. Ao todo, serão 32 atletas no Jogo Das Estrelas e 8 em cada desafio, eleitas através de uma votação entre os dez treinadores da temporada – com exceção dos Três Pontos, onde foi aplicado o critério estatístico.
O público poderá participar da escolha das titulares a partir de 1 de junho, quando o hotsite especial do Jogo das Estrelas entrará no ar. A entrada é gratuita e os ingressos também estarão disponíveis a partir da mesma data, no site.
Abrindo a festa, haverá apresentação de escolinhas de basquete locais e um mini torneio de basquete 3×3, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, CBB.
O Jogo das Estrelas LBF 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte e do Ministério da Cidadania.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.



