Tassia foi novamente a cestinha campineira (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Vera Cruz Campinas e Santo André/Apaba presentearam o fã de basquete com uma partida de alto nível na tarde deste domingo (18/4). Melhor para as campineiras, que derrotaram o time do ABC paulista por 73 a 68, no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas (SP).

Tassia, ala da casa, foi a cestinha da partida, com 22 pontos, 60% de aproveitamento geral nos arremessos, 4 rebotes e 23 de eficiência. A MVP, no entanto, foi Fabi, autora de um duplo-duplo de 19 pontos e 11 rebotes. Com 61% de aproveitamento, três assistências e 27 de eficiência, a pivô do Vera Cruz Campinas foi laureada com o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Também pelo mandante, Monica Nascimento marcou 10 pontos e Babi deu 10 assistências.

Sassá foi a principal pontuadora andreense, com 13 pontos e 8 rebotes. A capitã Jaqueline adicionou outros 11 pontos, enquanto Maria Carolina teve 10 pontos e 8 rebotes. Ariadna saiu de quadra com apenas 3 pontos e 4 rebotes em 29 minutos de ação.

Clique aqui e confira as estatísticas completas do jogo

A vitória foi a terceira campineira em quatro jogos na temporada. A equipe comandada por Élcio Ortiz divide a liderança da LBF 2021 com a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, que derrotou no sábado o Sampaio Basquete, fora de casa – ambas têm mesma campanha, mas vantagem para as paulistas no confronto direto e no saldo de pontos anotados.

O Santo André/Apaba vive situação oposta – após três compromissos, o grupo de Arilza Coraça segue sem vencer no ano, figurando na sexta posição.


O jogo

Atletas reverenciaram Ruth (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

A partida foi precedida por um minuto de silêncio em homenagem à Ruth, ex-pivô da Seleção Brasileira, falecida na última terça-feira.

O ritmo foi intenso desde o subir da bola, com ambas as equipes produzindo ataques rápidos e eficientes. As principais pontuadoras do jogo puxaram as ofensivas no primeiro período, empatado em 19 pontos. Com uma defesa mais ajustada em relação aos jogos anteriores, que se traduziu na ligeira vantagem de um ponto (34×35), o Santo André/Apaba foi ao descanso na frente.

A troca de lideranças seguiu no terceiro quarto, sem que nenhuma das equipes desgarrasse no placar. Sob o comando das cestas de Tassia (8 pontos no período), o Vera Cruz Campinas conseguiu ir para o último quarto em vantagem (57×54).

A intensidade campineira falou mais alto nos minutos finais. Mesmo sem Tassia pontuar, o time da casa seguiu eficiente nos arremessos, com Monica Nascimento aparecendo bem. O Santo André/Apaba não conseguiu repetir o ritmo do jogo e viu as mandantes abrirem vantagem de 13 pontos a quatro minutos do fim. Com duas bolas de três, Jaqueline ainda tentou reanimar as visitantes, mas não havia mais tempo para evitar a derrota andreense.

Troféu GOL de MVP para Fabi (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)


Aspas

Fabi, pivô do Vera Cruz Campinas e MVP da partida

“O jogo foi muito complicado. Sabíamos da dificuldade do adversário, que é muito qualificado, mas a gente está crescendo na temporada. Fizemos algumas bobeiras que a gente tem que ajustar nos treinamentos, principalmente na defesa, que é algo que sempre precisa ser melhorado.”

Élcio Ortiz, técnico do Vera Cruz Campinas

“É sempre muito difícil jogar contra Santo André, um time de jogadoras com muita experiência e que, em certos do momentos do jogo, nos tirou do nosso posicionamento habitual. Isso incomodou um pouco, mas defendendo bem a gente e fazendo ajuda, a gente conseguiu fluir nosso jogo, a nossa velocidade e transição. Isso facilitou a vitória.

Andreenses seguem sem vencer na LBF 2021 (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Milena, pivô do Santo André/Apaba

“Precisamos ir ao ataque com mais calma. Estamos chegando lá na frente muito eufóricas, falta trabalhar em equipe. Creio que na marcação estamos bem. Precisamos melhorar o ataque.”

Arilza, treinadora do Santo André/Apaba

“Todas as equipes estão em um nível bom, equilibrado. Nosso time perdeu ritmo de jogo, por conta da pandemia, fico triste com a derrota, que a torcida estava esperançosa (com a vitória). Mas fico feliz, especialmente pela Nega (Milena), que sofreu com lesões no passado e tem sido muito voluntariosa no grupo, fazendo funções novas, além de outras atletas que trouxemos, como a Glenda e a Maria Carolina, que têm evoluído e o José Neto (técnico de seleção) deve estar de olho.”


Próximos jogos: O Vera Cruz Campinas recebe na próxima sexta-feira (23/4, 19h30, LBF LIVE), no interior paulista, o Sampaio Basquete, em reedição das duas últimas finais. Um dia depois, no sábado (24/4, 17h, LBF LIVE), o Santo André/Apaba encara no ABC paulista o SESI Araraquara, último invicto da competição.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.