5 de abril de 2023

Cacá e Beatriz brilharam em quadra (📸 Fábio Leoni)

Em uma noite especial, o Unimed Campinas voltou a vencer pela LBF 2023. O atual vice-campeão brasileiro derrotou o BAX Catanduva por 86 a 63 no ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP) e quebrou a série de três derrotas seguidas.

A vitória teve atuação decisiva de um trio. Cacá foi a cestinha do jogo, com 22 pontos, seguida pela capitã Iza Sangalli, com 18 pontos, 9 rebotes, 7 roubos de bola (igualando o recorde da temporada) e 26 de eficiência, levando o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

E Beatriz entrou para a história com seu primeiro triplo-duplo e o sexto de toda a história da liga. Ignorando a lesão no calcanhar que vem tratando, a armadora anotou 10 pontos, 11 rebotes e 13 assistências – recorde pessoal de passes e da temporada.

O BAX foi liderado pela cubana Ineidis Casanova, segunda maior pontuadora da noite, com 21 pontos. Dry trouxe 13 pontos do banco, enquanto Gil e Thaissa somaram 12 pontos, cada.

Confira as estatísticas completas da partida

Natalia, do BAX Catanduva, encara a marcação de Parro, do Campinas (📸 Fábio Leoni)

Com a vitória, ambos os times dividem a quarta posição, com campanhas similares de 7 pontos, 40% de aproveitamento e duas vitórias em cinco jogos, com as campineiras levando vantagem pelo saldo de pontos e confronto direto. O Unimed Campinas também manteve o tabu de nunca perder para o BAX Catanduva em sete ocasiões desde o início do confronto, em 2018.


As equipes foram à quadra com:

Unimed Campinas:

8-Beatriz, 17-Cacá, 9-Parro, 77-Iza Sangalli (C) e 21-Lorena. T: Sidney Coppini

BAX Catanduva:

24-Casanova (C), 10-Thaissa, 25-Tati Pacheco, 34-Gil e 14-Ju Souza. T: Cesamar Fernandes

Antes da partida, as equipes prestaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque a uma creche em Blumenau (SC). Repetindo os quintetos da última rodada, Unimed Campinas e BAX Catanduva entraram em quadra buscando se reabilitar na LBF.

As donas da casa começaram melhores, explorando as infiltrações na área pintada para abrirem 12-3 nos primeiros cinco minutos. Comandado por Casanova, o time catanduvense foi se acertando em quadra e conseguiu fechar a primeira parcial com uma margem pequena (19×17).

Sangalli registrou recorde de bolas recuperadas na temporada (📸 Fábio Leoni)

As visitantes chegaram a liderar no começo do segundo quarto com cestas de Thaissa e Gil, mas Bia, Sangalli e Cacá trataram de restabelecer a vantagem para o Unimed Campinas, que fez 18-11 na parcial e foi para o intervalo com 9 de vantagem (37×28).

O terceiro período foi o melhor das campineiras, que seguiam com o trio inspirado e auxiliado pelas boas entradas das reservas Luana e Nathália Lima, que contribuíram nos 29 pontos do time no quarto, dobrando a diferença no placar (66×48).

Com a vitória encaminhada, o time da casa não tirou o pé e foi mais uma vez superior nos minutos finais, fazendo 20-15 e decretando a vitória final por 23 pontos (86×63).


ASPAS:

Iza Sangalli, Unimed Campinas, MVP da Partida

“Excelente vitória! Estávamos precisando voltar a vencer e felizmente conseguimos hoje, com muito esforço e transpiração. Poder contar com o apoio da torcida foi sensacional, a energia que vem das arquibancadas é muito importante para nós. Vamos trabalhar forte para o próximo jogo.”

Melhor da noite, Iza é premiada pela ilustre torcedora Cleide Leone (📸 Fábio Leoni)


Próximos jogos: No dia 15 (18h, UOL e tudoep), o Unimed Campinas visita o SESI Araraquara, em partida com entrada gratuita mediante reserva no site do SESI. No dia seguinte, 16 (17h, UOL e NSports), o BAX Catanduva recebe no ginásio Anuar Pachá a Sodiê Mesquita, também com entrada gratuita.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.