1 de maio de 2022

De volta após desfalcar a equipe na sexta, Vitória foi a mais eficiente do triunfo blumenauense (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Finalistas de 2021, Ituano Basquete e Unisociesc/Blumenau se reencontraram pela primeira vez neste domingo, 1, no encerramento do primeiro turno da LBF 2022. E, desta vez, quem levou a melhor foi o time de Santa Catarina, que venceu fora de casa por 67 a 63, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), e subiu para o terceiro lugar.

O triunfo blumenauense teve 17 pontos de Leila e duplo-duplo de Vitória Marcelino, que levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida ao anotar 16 pontos e 12 rebotes, com 7 assistências e 29 de eficiência. Sil veio bem do banco, com 14 pontos, e foi a única suplente a pontuar.

A principal cestinha da partida, no entanto, foi Tati Pacheco, do galo. Atuando durante os 40 minutos, a ala despejou 27 pontos, com 5 bolas de três – segundo jogo consecutivo da camisa 10 com mais de 20 pontos. Titular pela primeira vez com as ausências das lesionadas Gil (joelho esquerdo) e Mari Dias (tornozelo direito), a caloura Gabriellem teve grande desempenho, com 17 pontos e 8 rebotes em 38 minutos em quadra. Cacá adicionou 15 pontos e 7 assistências.

Confira as estatísticas completas da partida

Tati Pacheco teve mais um grande desempenho (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Com 5 vitórias nos últimos 6 jogos, o Unisociesc/Blumenau encerra o turno em alta, na terceira posição, com 15 pontos e seis triunfos no total (66,7% de aproveitamento) – mesma campanha de Santo André, ultrapassado pelo confronto direto.

O Ituano Basquete está na sexta posição, com 13 pontos e 4 vitórias (44,4% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

Com os desfalques de Gil, Mari Dias e Ibukunoluwa – que sofreu uma entorse no treino do sábado -, Bruno Guidorizzi escalou o Ituano com Cacá, Tati Pacheco, Schmauch e as jovens pivôs Thayná e Gabriellem. Do lado azul, Bruna Rodrigues contou com o retorno de Vitória na equipe titular, ao lado de Leila, Luana, Kaw e Tati Castro.

E as atuais campeãs começaram melhor, com Tati anotando 13 dos 16 pontos iniciais do galo, mas Leila, com duas bolas de três seguidas para Blumenau, deixou o jogo empatado no primeiro período (17×17).

Gabriellem correspondeu em seu primeiro jogo como titular (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

O segundo quarto manteve o jogo equilibrado, mas as catarinenses ajustaram a defesa nos minutos finais e foram ao intervalo com 9 de vantagem (26×35).

O time de Santa Catarina seguiu administrando o placar no terceiro período, mas o rubro-negro paulista foi melhor e diminuiu a diferença, nas bolas de três de Cacá e Tati e nos seis pontos seguidos de Gabriellem, fechando o quarto apenas três pontos atrás (47×50) e levando a definição para os últimos minutos.

O quarto período teve a virada do galo, que manteve a liderança por mais de sete minutos, até que Luana, faltando 32 segundos para o final, recolocou o Unisociesc/Blumenau na frente. O Ituano teve mais dois ataques para virar ou empatar, mas a forte marcação das visitantes impediu a nova reação.

Blumenau celebra vitória com a MVP, Vitória(Juca Ferreira/Ituano Basquete)


Aspas:

Cacá, armadora do Ituano Basquete

“A gente tem que tirar muito aprendizado desses últimos jogos, estamos desfalcados, com três meninas machucadas e não podemos usar isso de muleta. Acho que a gente fez um bom jogo hoje, mesmo com nossos desfalques e é coisa de detalhe, ajudar os detalhes; às vezes a gente bobeia na defesa, bobeia no ataque e isso, muitas vezes, custa a vitória.”

Bruna Rodrigues, treinadora do Unisociesc/Blumenau

“Muito feliz pelo resultado da equipe hoje e pelo crescimento que elas (atletas) vêm tendo neste turno. A gente passou por algumas adversidades, lesões de atletas muito importantes da nossa equipe, mas a gente soube trabalhar com muita superação e as demais tiveram a oportunidade de encarar este desafio. Este jogo foi realmente importante, principalmente para a classificação da equipe, mas também para o crescimento no returno.”


Próximos jogos: Na primeira rodada do segundo turno, o Ituano Basquete pega a estrada até Araraquara, para enfrentar o líder da temporada, o SESI Araraquara, na quinta-feira, 5 (19h30 de Brasília, LBF LIVE).

Já o Unisociesc/Blumenau volta a jogar na segunda-feira, 9 (19h30, LBF LIVE), em casa, contra o Sport/Glória do Goitá.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.