Bola vai subir em 13 de agosto para série final melhor de cinco jogos (João Marcos/ Sampaio Basquete)

Agosto promete com as emoções das Finais da LBF 2022! Após 105 jogos entre fase de classificação, quartas de final e semifinais, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas vão decidir a partir deste sábado, 13, quem retorna ao topo do basquete feminino nacional.

A série melhor de cinco jogos terá transmissão ao vivo da TV Cultura e do sportv, canal que exibirá a decisão também na grade nacional de televisão por assinaturaconfira programação completa ao fim do texto.

Dono da melhor campanha entre os finalistas, o tricolor do Maranhão receberá os dois primeiros jogos em São Luís, no ginásio Costa Rodrigues. O jogo 1 está marcado para sábado, 13 de agosto, a partir das 11 horas de Brasília.

Já o jogo 2 acontece em 15 de agosto, às 18h45 (de Brasília), com transmissão exclusiva do sportv.

A série viaja para São Paulo, onde o ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP), recebe o terceiro jogo em 20 de agosto, às 11h (de Brasília).

Se necessários, os jogos 4 e 5 acontecem nos dias 22 (18h45, em Campinas/SP) e 27 de agosto (10h30, em São Luís/MA). Todos os jogos têm entrada gratuita. Em São Luís, é necessário levar um quilo de alimento não-perecível.

Segunda melhor equipe da fase de classificação, com 14 vitórias em 18 jogos, o Sampaio Basquete segue invicto nos Playoffs, após eliminar Sport/Glória do Goitá nas quartas e AD Santo André nas semifinais. O grupo do técnico Rodrigo Galego – estreante na LBF – lidera as estatísticas da temporada em pontos (média de 81,4 por jogo), rebotes (47,9), bolas de três convertidas (11,4) e eficiência (94).

Com quatro atletas convocadas para a seleção brasileira, que disputa entre 1 e 6 de agosto o Sul-Americano, na Argentina – Érika de Souza, Patty, Alana e Tainá Paixão -, a Bolívia Querida busca o terceiro título nacional, após as conquistas em 2016 e 2019.

Galego levou Sampaio à decisão em seu primeiro ano na LBF (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

“O que nos trouxe até a aqui foi a consistência. Uma equipe que não perdeu duas vezes seguidas na competição e que foi consistente para jogar de forma intensa – tanto no ataque, quanto na defesa”, analisa Galego.

Após a quarta colocação na primeira fase, a virada nas quartas sobre o Unisociesc/Blumenau e a classificação em três jogos sobre o SESI Araraquara, líder da temporada, o Vera Cruz Campinas, do também estreante Sidney Coppini, chega confiante à sua terceira decisão em apenas 4 anos de existência, buscando repetir o final feliz de 2018.

“Nós conseguimos montar um grupo de trabalho muito bom, desde a diretoria, comissão técnica e, principalmente, as jogadoras, que compraram a ideia e nunca deixaram de trabalhar bastante. Esse é o segredo, que não é segredo nenhum”, opina Coppini.

Outro estreante na LBF, Sidney Coppini também retornou Vera Cruz à decisão Ellen Costa/SESI Araraquara)

Será a terceira vez que maranhenses e paulistas decidem o título nacional, tornando-se o duelo mais frequente das finais na história da liga. Em 2018, após cinco partidas, o Vera Cruz Campinas levantou a taça, tendo Melisa Gretter como a MVP das Finais. Já no ano seguinte, o Sampaio deu o troco, fechando a decisão em 3 a 0, com Tainá Paixão eleita a Melhor da série. Hora do tira-teima.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

FINAIS LBF 2022

*Horários de Brasília

SAMPAIO BASQUETE X VERA CRUZ CAMPINAS

Jogo 1: 13/8, 11h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e sportv

Jogo 2: 15/8, 18h45, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: sportv

Jogo 3: 20/8, 11h, Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e sportv

Jogo 4 (se necessário): 22/8, 18h45, Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e sportv

Jogo 5 (se necessário): 27/8, 10h30, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e sportv