Neste terça-feira (26/04), Sampaio Corrêa Basquete e Corinthians/Americana entram em quadra para mais uma decisão na Final da LBF CAIXA 2015/2016. Direto do Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), as duas equipes protagonizam o Jogo 4 da série decisiva do campeonato nacional a partir das 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV para todo o Brasil.
Com 2 a 1 de frente, a equipe maranhense contará mais uma vez com o apoio de mais de seis mil vozes das arquibancadas para tentar fechar a série e conquistar o título da sexta edição do principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Por sua vez, o time alvinegro entra em quadra mais uma vez pensando somente na vitória, para se manter vivo na briga pelo título.
“A gente está em vantagem, a pressão é totalmente delas. Temos que lembrar das coisas boas que a gente fez em quadra nos dois jogos em Americana e trazer isso para terça-feira, para sairmos de quadra com a vitória e consequentemente o título da LBF CAIXA”, disse a ala Iziane, do Sampaio Corrêa.
“Depois de dois jogos a situação que nosso time se encontrava era terrível. Jogamos muito mal as duas primeiras partidas, mas nós não esquecemos daquele basquete que nós deu a melhor campanha do campeonato. Conversamos bastante e não deixamos de acreditar na reviravolta e em nossa capacidade em momento algum”, comentou a experiente ala/armadora Karla Costa, do Corinthians.
Depois de vencer as duas primeiras partidas da Final da LBF CAIXA com certa facilidade, ambas realizadas no interior do Estado de São Paulo, e abrir vantagem de 2 a 0 na série, o Sampaio Corrêa atuou no Ginásio Castelinho completamente lotado no Jogo 3, mas viu o Corinthians/Americana sair de quadra com vitória, por 60 a 52, e diminuir a desvantagem na série para 2 a 1.
Ao contrário da fase semifinal dos playoffs, quando só os times mandantes saíram de quadra com vitória, a história da Final da LBF CAIXA vem sendo totalmente diferente e o Corinthians espera usar o fato de todas as três partidas da série decisiva terminarem com vitória do time visitante para conseguir empatar o confronto e forçar a quinta e última partida da decisão.
“Sabíamos que seria muito difícil jogar contra o Sampaio Corrêa no Castelinho, mas viemos pra cá com o pensamento de sair de quadra com vitória nos dois jogos e ponto. Nossa defesa foi muito bem no Jogo 3, mas precisamos entrar melhor ainda no próximo jogo para deixarmos a Final 0 a 0 novamente”, comentou a pivô Damiris, do Corinthians.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Por outro lado, o Sampaio Corrêa espera manter a escrita de não perder dois jogos seguidos na LBF CAIXA. Durante a fase de classificação o time comandado pela técnica Lisdeivi Pompa saiu de quadra com cinco derrotas e venceu todas as partidas seguintes, com grande média de 20,4 pontos de diferença no placar. Já nos playoffs o time maranhense saiu perdendo a série contra o Uninassau/América, mas venceu não só o jogo seguinte mas sim os dois e conquistou classificação para a Final da LBF CAIXA.
“Não conseguimos colocar em quadra aquilo que fizemos nas duas primeiras partidas. Precisamos manter o mesmo foco daqueles jogos para chegar ao nosso objetivo nesta terça”, disse a técnica do Sampaio Corrêa.
Caso o Corinthians consiga vencer mais uma atuando fora de casa, as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (30/04), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), às 10 horas (de Brasília), para o quinto e último jogo da série Final da LBF CAIXA. A partida também terá transmissão ao vivo do SporTV.
Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA:
– Corinthians/Americana (1º) 1 x 2 Sampaio Corrêa Basquete (2º)
Jogo 1 – Corinthians/Americana 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 – Corinthians/Americana 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 – Sampaio Corrêa 52 x 60 Corinthians/Americana
Jogo 4 – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV
* Se necessário