21 de dezembro de 2022
Finalizando a temporada 2022, a Liga de Basquete Feminino promoveu duas sessões do LBF Academy às atletas e comissões técnicas dos clubes filiados, por meio de videoconferência.
Na segunda, 19, Duilio Lucchesi, especialista em Odontologia do Esporte, e Antonio Marcos Augusto, o Markão, fisioterapeuta especialista em Traumatologia, Fisiologia e Treinamento, discorreram sobre a Importância da equipe multidisciplinar no alto rendimento. Ambos são colaboradores da AD Santo André, equipe recém-finalista do campeonato paulista.
Nesta terça, 20, foi a vez de Sarith Anischa, psicóloga com aprimoramento em Psicologia Esportiva, falar sobre Inteligência Emocional. Sarith também é auxiliar técnica de Bruna Rodrigues na equipe adulta do Unisociesc/Blumenau, campeã catarinense em novembro.
“Não precisamos dizer o quão importante é falar sobre saúde mental. O que precisamos é começar a colocar em prática o que sabemos. Ter inteligência emocional ajuda dentro e fora de quadra; quanto mais você se conhece e sabe administrar seus sentimentos, mais fácil será lidar com as adversidades do entorno”, comentou Sarith.
A ala/armadora Ray Sant’Anna, que disputou a LBF 2022 pela Sodiê Doces/Mesquita/LSB e, mais recentemente, o campeonato paulista pela Pró-Esporte/Sorocaba, aprovou a iniciativa.
“Eu gostei bastante dos temas, sobretudo sobre Inteligência Emocional, uma vez que pouco se fala dele no nosso meio e poucos são os times que têm um profissional da área integrando as comissões. Outro ponto positivo é que as palestras coincidiram com o período de recesso de fim de ano, então nós atletas temos mais tempo para refletir e agir para cuidarmos de nós mesmas e investirmos em autoconhecimento”, disse a atleta.
As sessões do LBF Academy têm como objetivo oferecer e ampliar o conhecimento das equipes e atletas da LBF em diversas áreas, como liderança, gestão de carreira, arbitragem e preparação mental. Desde o início do programa, já participaram diversos especialistas e importantes nomes como Hortência, Magic Paula, Janeth e o técnico da seleção brasileira, José Neto.
“O Academy foi criado com o objetivo de qualificar os players (partes) envolvidos com a entidade. A maturação dessa ideia e a sua relevância nos levaram a incluí-la no estatuto da entidade, como regra para todas as gestões futuras, assim como o LBF Social , que é outro importante pilar da liga”, diz Ricardo Molina, presidente da LBF.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.