14 de dezembro de 2021

Dando continuidade à transparência de sua gestão, a Liga de Basquete Feminino renovou nesta terça-feira (14/12) a certificação da entidade para a ISO 9001:2015.

Implementado de forma inovadora no basquete em 2017, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da LBF passa anualmente por auditoria externa que revalida todos os processos internos da entidade. Aprovado sem ressalvas, ele foi novamente analisado pela Fundação Vanzolini, uma das mais respeitadas certificadoras do país. A ação garante transparência e segurança para as administrações futuras.

“A certificação ISO 9001:2015 é parte fundamental da nossa transparência e nos traz muita tranquilidade para seguir promovendo, com profissionalismo, o principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Deixa um legado muito importante para as próximas gestões da LBF, pois todos os processos de realização da nossa competição são documentados – algo que não existia anos atrás”, comenta o Presidente da LBF, Ricardo Molina Dias.

A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente e utilizada por organizações que desejam comprovar capacidade de prover produtos e serviços que atendam seus clientes, os requisitos legais e regulatórios aplicáveis, obtendo o aumento da satisfação dos clientes com a análise e melhorias de seus processos.

No começo de dezembro, a liga também obteve sua renovação junto à Secretaria Especial do Esporte – órgão do governo federal que rege o esporte no país -, seguindo apta para receber recursos públicos via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Como resultado, a LBF tem atraído marcas e novos parceiros à modalidade, além de contribuir para o amadurecimento também de seus clubes filiados, cada vez mais estruturados e sustentáveis.

A temporada de 2022 começará em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O prazo de pré-inscrição das agremiações está aberto e vai até 14 de janeiro. A lista oficial com as equipes participantes da próxima temporada será divulgada em 1 de fevereiro.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.