30 de novembro de 2023

Comandante do título inédito do SESI Araraquara, João Camargo foi escolhido pela Liga de Basquete Feminino como o Melhor Técnico da LBF CAIXA 2023. É a segunda vez que o treinador vence a premiação, após ter levado o então KTO/Blumenau ao vice-campeonato em 2021.

Sob o comando dele, o SESI Araraquara registrou a melhor campanha da primeira fase pelo segundo ano seguido. Foram 13 vitórias e apenas um revés no período classificatório, com expressivos 27 pontos conquistados de 28 possíveis e 92,9% de aproveitamento. Em quadra, o bom desempenho coletivo teve a liderança da pivô e capitã Aline, uma das principais atletas da temporada.

Nos playoffs, o clube teve dificuldades para impor sua melhor campanha, mas confirmou as classificações nas quartas de final sobre o Ituano Basquete e nas semifinais sobre Santo André, cujas séries se estenderam ao jogo 3 de desempate.

Camargo durante as Semifinais, contra a AD Santo André (📸 Sérgio Paulino/SESI Araraquara) – 10/08/2023

Na decisão contra o Sampaio Basquete – adversário que já havia batido por duas vezes na fase inicial -, vitórias no jogo 1, em Araraquara, no jogo 3, em São Luís, e no decisivo jogo 5, novamente em casa, contando com 22 pontos e 14 rebotes de Aline, a MVP das Finais.

Estatisticamente, o SESI Araraquara também dominou a LBF CAIXA 2023. Teve o melhor ataque (73,9 pontos de média), a segunda melhor defesa (62,3 pontos sofridos em média) e foi líder em eficiência (85 por jogo), roubos de bola (10,7) e bolas de três convertidas por jogo (9,9). O grupo campeão também foi o segundo melhor time em assistências (18,4), o terceiro em rebotes (43,2) e o quarto em lances livres convertidos (11,9).

Camargo torna-se o terceiro treinador na história da LBF CAIXA a ganhar o primeiro por múltiplas vezes, juntando-se a Antonio Carlos Vendramini (três vezes) e Luiz Augusto Zanon (duas vezes), campeões da Liga pelo extinto clube de Americana.

SESI e Camargo conquistaram o título inédito da LBF CAIXA em 2023 (📸 João Pires/LBF) – 31/08/2023

O bicampeonato na categoria é mais um triunfo do treinador na temporada. Assistente técnico da Seleção Brasileira, João conquistou a medalha de ouro na Americup em julho, no México, e foi o comandante principal na conquista do tetracampeonato dos Jogos Pan-Americanos em outubro, no Chile. Camargo ainda terá a chance de fechar o ano com mais um título, caso faça o SESI Araraquara chegar ao tricampeonato consecutivo no campeonato paulista.

A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.


MELHOR TREINADOR (A) DA LBF CAIXA

Lista de vencedores

2023: João Camargo (SESI Araraquara)

2022: Rodrigo Galego (Sampaio Basquete)

2021: João Camargo (KTO/Blumenau)

2019: Cristian Santander (Sampaio Basquete)

2018: Antonio Carlos Vendramini (Vera Cruz Campinas)

2016/17: Antonio Carlos Vendramini (Corinthians/Americana)

2015/16: Lisdeivi Pompa (Sampaio Basquete)

2014/15: Antonio Carlos Vendramini (ADCF/Unimed/Americana)

2013/14: Roberto Dornelas (Sport Recife)

2013: Luiz Augusto Zanon (ADCF/Unimed/Americana)

2011/12: Luiz Augusto Zanon (ADCF/Unimed/Americana)

2010/11: Laís Elena (Santo André/Semasa)