25 de maio de 2022

Monteiro, Guidorizzi, e o troféu GOL de Melhor da Partida para a ala do Ituano (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

Último reforço a chegar ao Ituano Basquete, Raphaella Monteiro mostrou a que veio em sua estreia na temporada.

A ala comandou a vitória do galo sobre a Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 77 a 53 na Arena Sodiê, em Mesquita (RJ), com duplo-duplo de 25 pontos e 11 rebotes.

Vinda da liga portuguesa, onde foi campeã e MVP pelo Benfica, Monteiro teve 33 de eficiência e levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outra com grande atuação no triunfo foi a armadora Cacá, que anotou 24 pontos – marca pessoal da temporada- com uma atuação perfeita da linha dos três pontos (4/4).

O time paulista se valeu da boa noite no perímetro: foram 12 bolas convertidas (em 20 tentadas) e aproveitamento de 60%.

Do lado fluminense, cujo ataque foi bem anulado pelo galo (29% de aproveitamento geral), apenas Thayná, com 13 pontos, passou dos 10. A marca, aliás, foi a menor da cestinha da liga na temporada, que tem 22,1 pontos de média.

Confira as estatísticas completas da partida

Thayná x Monteiro: no duelo de craques cariocas, melhor para a ala do Ituano (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

Com 21 pontos conquistados, o Ituano chega pela primeira vez na temporada aos 50% de aproveitamento e ultrapassa momentaneamente o Unisociesc/Blumenau na classificação. As duas equipes se enfrentam nesta sexta, 27, em Santa Catarina.

Com 18 pontos e 28,6% de aproveitamento, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB figura em oitavo lugar, na última vaga aos playoffs.

Confira a classificação da LBF 2022

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB, do técnico Raphael Zaremba, começou o jogo com seu tradicional quinteto de Nazinha, Mayara, Ray, Thayná e Brenda Barros.

Com Monteiro iniciando no banco, Bruno Guidorizzi levou o Ituano à quadra com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Ibukunoluwa Awe e Gabriellem.

O rubro-negro abriu 6 a 0 iniciais e comandou a curta diferença no primeiro período (16×19).

Cacá também teve noite especial (Ana Luiza/Sodiê Mesquita LSB)

No segundo quarto, envolveu as donas da casa com a eficiência ofensiva de Monteiro e companhia. A ala teve 12 pontos na parcial 32 a 6 para o galo, que foi ao intervalo vencendo já por 29 pontos (22×51) – e 18 no total para a futura MVP da noite.

A postura passiva da LSB foi cobrada no intervalo e o time da casa voltou mais responsivo no terceiro período, usando uma série de três bolas do perímetro seguidas para estancar a diferença a 17 pontos (44×61).

Em vantagem confortável, o Ituano administrou a dianteira no período final, conduzido por Cacá, para fechar a vitória em dígitos duplos.


Aspas:

Raphaella Monteiro, ala do Ituano Basquete e melhor da partida

“Entramos muito concentradas e sabendo da importância dessa partida. Minhas colegas de time foram essenciais para esse [meu] desempenho. Só gratidão por essa estreia na minha cidade, ao lado da minha família.”


Próximos jogos: Nesta sexta, 27 (19h30, YouTube da LBF), o Ituano Basquete segue na estrada para encarar o Unisociesc/Blumenau no ginásio Galegão, em Santa Catarina.

No domingo, 29 (18h, LBF LIVE), a Sodiê Doces/Mesquita/LSB joga em casa, na Arena Sodiê, contra a Pró-Esporte/Sorocaba.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.