Depois de abrir grande vantagem de 12 pontos na primeira etapa, o Corinthians/Americana viu o Maranhão Basquete dominar a segunda metade do jogo e se recuperar no placar, porém, com boa reação nos instantes finais da partida, realizada no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), o time alvinegro voltou à liderança do placar no final e fechou o duelo com resultado positivo por 66 a 62.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Grande início: Muito eficiente na primeira metade da partida, o Americana começou o duelo com total domínio dentro de quadra, venceu os dois períodos por grande vantagem e fechou a primeira etapa já com 12 pontos de vantagem no placar (47 a 35).

Intervalo eficiente: Depois de ver seu time ser dominado, o técnico Carlos Lima mudou a postura de suas atletas durante o intervalo e o Maranhão voltou para a segunda etapa com grande desempenho e chegou para apenas três pontos a desvantagem.

Momento chave: A equipe maranhense continuou mandando no jogo durante a segunda etapa e chegou a tomar a liderança do placar (62 a 61), porém, com arremesso certeiro já nos segundos finais, a pivô Gilmara devolveu a liderança que ficou até o final da partida com a equipe corintiana (63 a 62).

Nome do jogo: Com 13 pontos e quatro rebotes, a pivô Gilmara anotou o ponto que devolveu a liderança do Americana e foi a grande protagonista da vitória alvinegra.

Sempre ela: Quem também terminou o jogo entre as destaques do Americana foi a jovem pivô Damiris, que anotou 19 pontos e recuperou oito rebotes.

Peça importante: Com pouco mais de 32 minutos em quadra, a melhor marca na temporada, a jovem ala Izabella Sangalli também teve atuação importante para o Americana, com dez pontos e nove rebotes.

Não deu: O Maranhão lutou bravamente, contou com grande destaque do trio da ala Luana, com 12 pontos, e das pivôs Êga, com 13 pontos e oito rebotes, e Noblet, com duplo-duplo de dez pontos e dez rebotes.

E agora: Na sequência da LBF, o Americana terá o Sampaio Corrêa como adversário nos dias 08 e 09 de março, em duelos no Ginásio do Centro Cívico de Americana, ambos às 20 horas (de Brasília). Já o time do Maranhão enfrentará o Santo André/APABA, na Região ABC de São Paulo, nos dias 01 e 02 de março.

Põe na conta: Com a vitória no encerramento da rodada dupla de jogos contra o Maranhão, a equipe alvinegra agora possui campanha de 12 vitórias em 14 partidas disputadas na fase de classificação da LBF (85,7% de aproveitamento).

Já a equipe maranhense também disputou 14 partidas na LBF, porém possui apenas cinco resultados positivos (35,7% de eficiência).

Quatro em quatro: Americana e Maranhão encerraram seus confrontos válidos pela fase de classificação da LBF 15/16 e a equipe do interior do Estado de São Paulo saiu de quadra com vitória em todas as quatro oportunidades.