Na sequência, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Crislaine Alves, Ana Carolina Galvão, Larissa Sales, Juliane Freitas, Rebeca Monteiro e Kauana Possamai; mulheres no comando (Montagem sobre fotos de Ayrton Matheus/ Jorge Bevilacqua/ Matheus Moura/ Ayrton Matheus/ Wilian Oliveira/ Vitor Bett)

A temporada 2024 da LBF CAIXA tem quebrado diversos recordes. Além do maior número de clubes na disputa pelo título da história (11), e das diversas estatísticas batidas nos 39 jogos de março, a temporada também faz história no número de mulheres comandando a arbitragem das partidas.

São 26 árbitras relacionadas para a temporada – um aumento de 116% em comparação com 2023, quando haviam 12 árbitras no quadro oficial. Dezessete delas já atuaram neste primeiro turno e os números mostram que elas também vêm ganhando mais espaço, com um aumento em torno de 40% nas escalas desta temporada.

“Elas estão cada vez mais preparadas e conquistando seu espaço com personalidade, preparo e talento”, afirma Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, coordenador de arbitragem da LBF e árbitro de duas finais olímpicas.

Entre as destaques, árbitras de categoria internacional, como Larissa Sales (SP) e Crislaine Alves (MS), além de outras que também já possuem experiência de anos na liga, como Ana Carolina Galvão, Kauana Possamai e as irmãs gêmeas Kauane e Nayane Gechele. A temporada também vem dando espaço para jovens oficiais que estreiam na LBF CAIXA, como Rebeca Monteiro (MS), Laura Santana (SP), Valéria Monteiro (SP) e Juliane Freitas (RJ).

“É muito gratificante ver esse aumento de mulheres apitando na liga. Muitas estão tendo oportunidade e mostrando que têm competência para estar no campeonato. Isto também é fruto do trabalho entre LBF e CBB, com o projeto de arbitragem feminina que está revelando novos nomes e promessas. Estou muito animada! Precisamos ocupar mais espaços, mostrar para quem está começando que é possível, sim, estar aonde a gente quiser”, diz Ana Carolina Galvão, eleita a Melhor Árbitra da LBF CAIXA em 2022.

Nesta sexta-feira, 5, ela estará em quadra ao lado de Kamila Magalhães e Fernando Leite para o duelo entre Ituano e Sampaio Basquete, às 21 horas, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu, com entrada gratuita e as transmissões ao vivo da TV Brasil e do canal do imirante no YouTube.

Confira a classificação e a tabela de jogos da LBF CAIXA 2024

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o apoio da Udiaço e da Winner Sports e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.