Paixão, ao centro, celebrando o título de 2019 (Matheus Marques)

14 de dezembro de 2021

O Sampaio Basquete anunciou nesta terça-feira (14/12) seu primeiro reforço para a próxima temporada – um nome bastante conhecido da torcida. Tainá Paixão, MVP das finais no último título boliviano e atualmente no Akronos Moncalieri, da LBF italiana, retornará ao Maranhão em 2022.

Recordista de troféus GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida em 2021, com seis, e a segunda cestinha da Liga, com média de 20,3 pontos por jogo, a ala/armadora de 30 anos e 1,72m foi o grande nome do SESI Araraquara no ano, entrando para o quinteto Ideal da competição.

A temporada de Paixão também foi a segunda mais eficiente, com 20,3 de média nas 12 vezes em que entrou em quadra, liderando a liga em lances livres convertidos por jogo (5,7) e figurando no top 5 em assistências (5ª, com 5,3) e bolas de dois pontos convertidas (5ª, com 5,1).

Destaque do SESI Araraquara em 2021 (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Será a terceira passagem da atleta pelo tricolor maranhense, que disputou as temporadas de 2016/2017 e 2019 pela equipe, levantando o troféu na segunda ocasião, quando liderou o time e recebeu o título de MVP das Finais na série sobre o Vera Cruz Campinas.

Na história da liga, são 142 jogos em 8 temporadas, com médias de 9,3 pontos e 2,6 assistências nas passagens por São José-SP, Ourinhos-SP, América-PE, Sampaio Basquete-MA e SESI Araraquara-SP.

Na Itália, Paixão tem 13,5 pontos de média em 10 jogos na equipe piemontina, que ocupa a 11ª colocação nacional.

Além de Tainá, o Sampaio Basquete anunciou em novembro Rodrigo Galego, primeiro técnico brasileiro de sua história.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Paixão retorna ao Brasil ao fim da temporada na Itália (Reprodução)