Atletas foram eleitas por técnicos e imprensa

A Liga de Basquete Feminino divulgou nesta quarta-feira (8/9) o quinteto ideal da temporada 2021, que terminou em 22 de agosto com o título inédito do Ituano Basquete sobre o KTO/Blumenau. Cinco equipes diferentes, incluindo o campeão, estão representadas na seleção, escolhida pelos técnicos das oito equipes e representantes de quatorze sites e perfis que cobriram a temporada.

CACÁ – KTO/BLUMENAU

Cacá teve excelente temporada em SC (Diego Maranhão)

Vice-campeã pelo KTO/Blumenau, Cacá comandou a campanha histórica do time catarinense com médias de 10,9 pontos, 5,5 rebotes e 6,6 assistências em 19 partidas, tendo sido eleita a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas por cinco vezes, incluindo os dois confrontos nas quartas de finais, sobre o SESI Araraquara. A armadora de 29 anos e 1,72m foi a terceira de toda a temporada em assistências e minutos jogados (35,7), além de a quinta com mais roubos de bola (2,2).

TAINÁ PAIXÃO – SESI ARARAQUARA

MVP das Finais em 2019, Paixão foi ainda mais protagonista em 2021 (Ellen Costa)

Destaque do SESI Araraquara e recordista de troféus MVP GOL em 2021, com seis, Tainá Paixão foi a segunda maior cestinha em média da temporada, com 20,3 pontos por jogo, e a segunda mais eficiente, também com 20,3 de média nas 12 vezes que entrou em quadra, liderando a liga em lances livres convertidos por jogo (5,7) e figurando no top 5 em assistências (5ª, com 5,3) e bolas de dois pontos convertidas (5ª, com 5,1).

TASSIA – VERA CRUZ CAMPINAS

Tassia e sua canhota afiada lideraram o ataque do Vera Cruz Campinas na temporada (Thomaz Marostegan/Vera Cruz Basquete)

Terceira cestinha da temporada com 20,2 pontos por jogo, Tassia, do Vera Cruz Campinas, é outra ala do quinteto ideal. A atleta foi o grande nome da equipe paulista, que alcançou as semifinais após 8 vitórias na primeira fase e passando por Sodiê Doces/Mesquita/LSB nas quartas. Cinco vezes eleita a Melhor Jogadora da Partida no ano, a atleta de 29 anos e 1,80m registrou 14 jogos com pelo menos 15 pontos anotados e 9 com ao menos 20 pontos – em dois deles, batendo a marca dos 30 pontos. Também foi a terceira com mais bolas recuperadas em média na competição, com 2,4 por jogo.

THAYNÁ- SODIÊ DOCES/MESQUITA/LSB

Revelação em 2018, Thayná evoluiu ainda mais em 2021 (Diego Maranhão)

O garrafão foi quase unanimidade. Um dos maiores destaques individuais do ano, Thayná, da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, cinco vezes MVP GOL em 2021, foi a cestinha de toda a liga, com 21,1 pontos em 17 jogos, liderando também as estatísticas de roubos de bola (2,6), duplos-duplos (8) e eficiência (23,5), estando presente no TOP 5 em lances livres convertidas (4ª, com 3,4) e bolas de dois pontos (2ª, com 5,9). Foi dela também a maior pontuação da temporada: 36 pontos em 28 de março, sobre o Santo André/Apaba.

ÉRIKA – ITUANO BASQUETE

Érika e toda sua experiência completam o quinteto ideal da temporada (Ellen Costa)

Completando o quinteto, Érika de Souza, do campeão Ituano Basquete. A veterana, outra que foi cinco vezes MVP GOL no ano – incluindo o jogo do título -, liderou a temporada em rebotes (11,7) e teve duplo-duplo de média na temporada, com 12 pontos por jogo em 13 oportunidades – apenas ela e Bianca, do AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, terminaram a temporada com dígitos duplos em dois fundamentos. A carioca de 39 anos e 1,97m também liderou a liga em tocos (1,2) e rebotes ofensivos (4), na campanha que lhe garantiu o segundo título nacional após 8 anos. Ela também figurou no quinteto ideal em 2019, quando defendia a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

A edição 2021 da LBF – a décima da história – começou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e contou com oito equipes de quatro estados do país. Após 72 jogos entre fase de classificação e playoffs, o título ficou nas mãos do Ituano Basquete, líder da primeira fase e que teve campanha invicta no mata-mata, eliminando AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, Vera Cruz Campinas e KTO/Blumenau para conquistar o país pela primeira vez, tendo a armadora Alana como a MVP das Finais.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.


QUINTETO IDEAL LBF 2021

TÉCNICOS (8 votos)

Thayná – LSB, 6 votos

Érika – ITU, 5 votos

Cacá – BLU, 5 votos

Tassia – VER, 4 votos

Tainá Paixão – SES, 4 votos


IMPRENSA (14 votos)

Thayná – LSB, 13 votos

Érika – ITU, 13 votos

Cacá – BLU, 6 votos

Tassia – VER, 6 votos

Tainá Paixão – SES, 6 votos