2 de abril de 2022

Thayná fez história no RJ (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

Uma partida memorável fechou a rodada de sábado da LBF 2022. Em Mesquita (RJ), Sodiê Doces/Mesquita/LSB e Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva protagonizaram um dos melhores jogos da temporada, com placar elevado e decidido nos momentos finais. O triunfo fluminense por 96 a 88 na Arena Sodiê também marcou uma atuação histórica e uma série de recordes pessoais.

Thayná, da LSB, bateu o recorde pessoal e da temporada, com 40 pontos e um duplo-duplo de 12 rebotes. A pontuação da atual MVP da LBF foi a segunda de toda a história da liga, ficando a apenas um ponto do recorde total, registrado por Iziane, do Maranhão Basquete, em 2013.

Se o recorde de pontos ficou muito próximo, a ala quebrou o recorde de eficiência da história da liga. Com 46 no quesito, Thayná superou por um ponto a marca que pertencia desde 2011 a Clarissa, que atuava em Catanduva – e levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

A noite foi especial também para outras duas atletas. Mayara, do time fluminense, marcou 24 pontos e bateu seu recorde pessoal pelo segundo jogo consecutivo. Outra que superou sua própria marca pela LBF foi a catanduvense Fernanda Sena, que anotou 26 pontos, superando em 10 sua pontuação na vitória sobre a Pró-Esporte/Sorocaba.

Com 26 pontos, Sena teve recorde pessoal (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

Ainda pelo BAX Catanduva, Thaissa teve seu melhor jogo em 2022, com 26 pontos. Atuando durante os 40 minutos, a armadora Natalia teve duplo-duplo de 18 pontos e 10 assistências.

Confira as estatísticas completas da partida

O primeiro triunfo da Sodiê Doces/Mesquita/LSB levou o time aos 5 pontos, com 25% de aproveitamento em quatro jogos. Com uma partida a mais, o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva tem 6 pontos, mas 20% de aproveitamento.

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB, do técnico Raphael Zaremba, começou o jogo com Nazinha, Mayara, Ray, Thayná e Mariana Tavares entre as titulares. Cesamar Fernandes escalou o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva com Natalia, Thaissa, Carol, Sena e Lô Milton

Dispostas a apagarem a atuação de quinta-feira, em Blumenau, as paulistas partiram para cima e dominaram o placar na primeira parcial, com a dupla Natalia e Thaissa puxando a ofensiva catanduvense (17×26).

Thaissa arremessa entre duas oponentes; ala/armadora teve grande atuação, mas insuficiente para levar o time à vitória (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

As donas da arena entraram na partida no segundo quarto, distribuindo bem pontos e contando com a ajuda da estreante Brenda Barros, pivô de 22 anos com passagem pelo basquete universitário dos Estados Unidos. Após 20 minutos, a vantagem ainda era das visitantes, mas por apenas uma posse de bola (41×43 no intervalo).

No segundo tempo, a temperatura do jogo subiu à medida que as equipes trocavam cestas e se revezavam na liderança do placar. Thayná e Sena subiram de produção e o placar seguia equilibrado, com o jogo empatado ao fim do terceiro quarto.

A decisão ficou para o último período. O placar ficou apertado até os últimos quatro minutos, quando brilhou a estrela da atual MVP.  Thayná marcou 15 dos últimos 29 pontos da LSB e ofuscou a grande partida do BAX Catanduva e do trio Thaissa/Natalia/Sena, impulsionando a arrancada das donas da casa rumo à primeira vitória no ano.


Aspas:

Thayná, ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB e Melhor Jogadora da Partida

(Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

“Estou feliz demais pelo empenho do grupo. Demoramos um pouco pra entender o jogo, mas conseguimos buscar o placar e fechar no final. Catanduva tem as mesmas características que a gente, mas buscamos a defesa boa e trabalhar bastante o ataque. Grata pela confiança que as meninas têm em mim e eu nelas, atuação maravilhosa de todas e vamos buscar sempre mais. Feliz demais por esse recorde pessoal e, por mim, dividiria o troféu com todas. Graças à elas, o nosso jogo fluiu e fez o meu aparecer bastante.”


Próximos jogos: A Sodiê Doces/Mesquita/LSB viaja para Santa Catarina, onde na quarta-feira, 6 (19h30, LBF LIVE), enfrenta o Unisociesc/Blumenau, em jogo atrasado da rodada de abertura da temporada. Já o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva volta a jogar no próximo sábado, 9 (18h, LBF LIVE), em casa, contra o invicto SESI Araraquara.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.