9 de abril de 2022

Gabi Guimarães vive ótima fase e foi mais uma vez decisiva (João Marcos/Sampaio Basquete)

Em uma partida com final digno de dois campeões da LBF, o Sampaio Basquete levou a melhor sobre o Ituano Basquete neste sábado, 9, em São Luís (MA). O bicampeão em 2016 e 2019 derrotou o atual vencedor da liga por 60 a 57, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), placar decidido apenas no segundo final e que deu a sétima vitória ao líder do campeonato, com 100% de aproveitamento.

Em grande fase, a ala/pivô Gabi Guimarães foi a cestinha tricolor, com 21 pontos, e vencedora pela quarta vez do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, também com 9 rebotes e 29 de eficiência. Patty teve mais 14 pontos para o tubarão.

Para o galo, Gil teve duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, enquanto Mari Dias registrou 16 pontos e 8 rebotes. Capitã do bi tricolor e atuando pela primeira vez no Maranhão como adversária em cinco anos, Tati Pacheco ficou em quadra durante os 40 minutos e saiu com 7 pontos e 6 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Cacá foi outra ituana que não saiu de quadra (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio é o primeiro colocado da LBF 2022, com 14 pontos em sete jogos, seguido de perto pelo SESI Araraquara, que neste sábado derrotou o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva e tem 12 pontos, com um jogo a menos.

Com 5 pontos e apenas uma vitória, o Ituano está provisoriamente na 10ª e última colocação, fora da zona de classificação aos playoffs – mas com dois jogos a menos que a Pró-Esporte/Sorocaba, 9ª colocada.

Confira a classificação da LBF 2022

Rodrigo Galego repetiu o quinteto titular na vitória da última quarta sobre a Pró-Esporte, entrando em quadra com O’Neill, Leticia Lopes, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães. Bruno Guimarães escalou o Ituano com Joice, Cacá, Tati Pacheco, Gil e Mari Dias.

E a baixa intensidade do início evitou que o jogo tivesse placar alto no Maranhão. Após o primeiro período equilibrado, vencido pelas donas da casa (13×12), as ituanas passaram à frente no segundo e foram ao intervalo em vantagem, aproveitando o jogo interno de Gil e Mari Dias (22×29).

Joice conduziu a reação do Ituano no último quarto (João Marcos/Sampaio Basquete)

A história mudou completamente no terceiro quarto, quando o Sampaio voltou mais ligado e virou o placar em menos de três minutos, anulando também o ataque ituano e colocando quatorze pontos de vantagem, com Patty, Gabi, O’Neill e Lisboa fazendo parcial 25-6 para o tubarão, que tinha 49 a 35 no placar geral.

Valente, o Ituano reagiu mais uma vez, liderado por Joice, com seus roubos de bola, Cacá e Gil. Em quatro minutos, o galo teve uma corrida de 15-2, reduzindo o déficit para apenas uma posse a um minuto e doze segundos do final (57×55), mas Patty e O’Neill deram nova margem para a Bolívia. O Ituano ainda chegou ao último segundo de partida com a bola e a chance de empatar e levar o jogo para a prorrogação, mas Gil não aproveitou a jogada debaixo da cesta que, ainda assim, daria a vitória ao tubarão por um ponto.

Elenco do Sampaio comemora o triunfo com a MVP do jogo, Gabi (João Marcos/Sampaio Basquete)


Próximos jogos: O Ituano Basquete segue no nordeste, onde enfrentará o Sport/Glória do Goitá já nesta segunda, 11 (19h de Brasília, LBF LIVE), no ginásio Marcelino Lopes, em Recife (PE). Já o Sampaio Basquete terá 12 dias até o próximo confronto, dia 22 (19h30 de Brasília, YouTube da LBF), fora de casa, contra o SESI Araraquara, encontro das duas melhores equipes da temporada até o momento.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.