Ambos já garantidos nos playoffs da LBF CAIXA, Maranhão Basquete e Sampaio Corrêa entram em quadra, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), nos dias 30 e 31 de março, ambos às 20 horas (de Brasília), para mais dois clássicos entre as equipes que representam o Estado do Maranhão no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.
Atual quarto colocado da tabela de classificação da LBF CAIXA, o Maranhão entra em quadra já garantido na colocação que dá a última que dá vaga para os playoffs e mesmo com todas as combinações de resultados possíveis da próxima rodada, o time do técnico Carlos Lima terminará a primeira fase do campeonato em quarto.
Já o Sampaio Corrêa, atual vice-líder da LBF CAIXA, disputa suas duas últimas partidas na fase de classificação da temporada 2015/2016 com seu futuro incerto. Garantido nos playoffs, a equipe tricolor pode fechar a primeira fase da LBF CAIXA em quaisquer das três primeiras colocações, por conta das combinações de resultado tanto de seus jogos quanto do confronto entre Corinthians e América de Recife.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Mesmo com sua posição já definida na competição, o Maranhão chega embalado para o clássico contra seu rival estadual. Na última semana, o Maranhão enfrentou o Uninassau/América em duas partidas e fechou a rodada dupla com uma vitória e uma derrota. Mesmo com 50% de aproveitamento no confronto, a equipe maranhense garantiu classificação antecipada para os playoffs após bater o América por 68 a 63.
Por outro lado, o Sampaio Corrêa também chega embalado, após duas grandes vitórias contra o Santo André/APABA. Em seu primeiro compromisso na última semana de jogos da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa contou com atuação fantástica da ala Iziane, dona de 38 pontos e oito rebotes, para vencer por 68 a 56.
Na partida seguida, o time tricolor contou com grande atuação coletiva, com quatro atletas com dez ou mais pontos, e voltou a vencer o time da Região ABC de São Paulo, desta vez de forma folgada, por 77 a 56.
No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram em duas partidas no Ginásio Castelinho e o Sampaio Corrêa saiu de quadra com resultado positivo em ambas as partidas. No primeiro clássico da história das duas equipes na LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa contou com atuação expressiva da pivô Nádia, com 20 pontos, para vencer seu rival por 20 pontos de diferença: 72 a 52.
No dia seguinte, as duas equipes voltaram a se enfrentar e novamente o confronto terminou com vitória do Sampaio Corrêa, desta vez pelo placar de 71 a 56.