Vera Cruz Campinas, Sampaio Basquete e BAX Catanduva foram os que mais se reforçaram neste início de ano (Montagem)

12 de janeiro de 2022

O recesso de Natal e Ano Novo foi movimentado no basquete feminino. Os clubes filiados à LBF aproveitaram o período para anunciar mais novidades para a nova temporada.

O que mais se movimentou foi o Vera Cruz Campinas. O campeão da LBF em 2018, que no dia 23 de dezembro anunciou as pivôs Adrielly e Leticia Rodrigues, confirmou também, nos últimos dois dias de 2021, as contratações da armadora norte-americana Marquita Daniels, destaque da Sodiê Doces/Mesquita/LSB na última LBF, e da ala Izabella Sangalli, tetracampeã da liga, que atua na Espanha.

Daniels chamou a atenção na LBF 2021 com sua agilidade e defesa agressiva (Diego Maranhão/Sodiê Mesquita LSB)

E, nesta quarta (12/1), foi a vez da armadora Beatriz, que disputou a última liga pelo AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva. A atleta de 26 anos e 1,69m tem 102 jogos em cinco temporadas da LBF no currículo, sendo vice-campeã em 2018, com o Sampaio Basquete. O clube campineiro também renovou com Yasmim, Juliana Ribeiro e Gabi Santos.

Já o tricolor do Maranhão confirmou duas novidades no recesso. Irão jogar pelo bicampeão da liga a armadora Larissa, que estava no BAX Catanduva e foi anunciada em 27 de dezembro, e a ala/armadora Letícia Lopes, que disputou o Brasileirão sub-23 da CBB em 2021 e foi destaque pelo Cerrado Basquete, do Distrito Federal, anunciada no último dia 4. Um dia antes, divulgou o retorno de Lê Lisboa, que já atuou na última liga pelo tricolor.

Larissa arremessa para o BAX Catanduva na LBF 2021 (Buenas Comunicação/ BAX Catanduva)

O BAX Catanduva também trouxe duas novas atletas. A ala/armadora Carol Ribeiro, anunciada em 27 de dezembro e que estava no Santo André/Apaba, e a ala/pivô argentina Ana Paz, de 24 anos, novidade de 4 de janeiro e que acumula passagens por clubes do basquete argentino e uruguaio. Além das chegadas, o clube paulista também renovou com Thaissa, cestinha catanduvense na LBF 2021, a pivô Lorraine Milton, capitã na última temporada, e as alas/pivôs Jennifer Sirtoli e Fernanda Sena.

Já a Sodiê Doces/Mesquita/LSB publicou nesta quarta sua primeira contratação do ano. Trata-se da armadora norte-americana Le’Jzae Davidson, de 23 anos e 1,68m, que atuou no basquete universitário da NCAA e esteve na última temporada no Kosovo.

EX-NCAA, Davidson é a primeira novidade da LSB em 2022 (Reprodução/ furmanpaladins.com)

O Santo André/Apaba, vice-campeão paulista em dezembro, acertou as permanências das alas Jaqueline e Sassá. O SESI Araraquara, que divulgou o técnico João Camargo após o título estadual, deve retornar às atividades na próxima semana sem novidades no elenco.

Ituano Basquete e Blumenau, que fizeram a última decisão nacional, também não divulgaram novidades no recesso.

Nesta sexta-feira, 14, termina o prazo de pré-inscrição dos clubes para a LBF 2022. A lista oficial de equipes participantes da 12ª edição do principal torneio de basquete feminino do Brasil, no entanto, será divulgada em 1 de fevereiro.

Ex-Santo André, Carol Ribeiro irá defender o BAX Catanduva (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)