3 de junho de 2022

Paixão encara marcação da pivô Bianca (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

Duas das quatro melhores equipes da LBF 2022, Sampaio Basquete e Santo André se reencontraram na noite desta sexta, 3, em São Luís (MA), e a equipe maranhense novamente levou a melhor, arrancando no segundo tempo para vencer por 81 a 55, no ginásio Costa Rodrigues.

O tricolor teve quatro das cinco titulares contribuindo com dígitos duplos, lideradas por Patty, com 14 pontos. Com 12 pontos, 9 rebotes e 22 de eficiência, a pivô Érika de Souza levou seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano.

O poder ofensivo andreense não funcionou e somente a reserva Stephany chegou aos 10 pontos – Ariadna, Jaqueline, Sassá e Lays tiveram 7 pontos, cada.

Confira as estatísticas completas da partida

Muito pressionados, Sassá e o Santo André tiveram baixo rendimento em São Luís (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

O Sampaio chegou aos 28 pontos, com 75% de aproveitamento em 16 jogos. Santo André tem agora 26 pontos, com 73,3% de aproveitamento, um jogo e uma vitória a menos que o rival.

Confira a classificação da LBF 2022

Com a volta dos desfalques da última semana, na derrota para o Vera Cruz Campinas, o técnico Rodrigo Galego escalou o Sampaio com O’Neill, Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika. Rafael Souza teve seu tradicional quinteto inicial com Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda.

Os primeiros 20 minutos foram dominados pelas defesas, que anularam ambos os ataques, resultando nas parciais iniciais 14 a 11 para o Sampaio e 14 a 13 para Santo André, dando ligeira vantagem de dois pontos ao time da casa no intervalo (27×25).

Após tropeço, Sampaio voltou a vencer em casa (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

O terceiro período foi definidor, com o tubarão mais efetivo na defesa, limitando as opções adversárias e deslanchando com a boa entrada de Gabi Guimarães, autora de 6 pontos seguidos na parcial 23-8 para as anfitriãs, que chegaram ao quarto final com 17 de vantagem (50×33).

Em situação confortável, as tricolores abusaram das bolas de três nos últimos minutos, com 7 bolas convertidas da longa distância, distribuídas entre Patty (3), Lisboa (2) e Sofie Tryggedsson (2), confirmando a maiúscula vitória sobre o adversário direto na tabela.


Próximos jogos: O Santo André encara já neste domingo, 5 (18h, LBF LIVE), o Sport/Glória do Goitá, no Recife. O Sampaio Basquete, por sua vez, viaja a São Paulo para enfrentar o Ituano Basquete no próximo sábado, 11 (11h, TV Cultura).


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.

Érika de Souza foi MVP da partida pela segunda vez em 2022 (Matheus Soares/Sampaio Basquete)