25 de maio de 2022

Lorena sofre marcação dupla de Glenda e Sassá (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Em boa fase, o Santo André conquistou a quinta vitória consecutiva pela LBF 2022. Na noite desta quarta-feira, 25, o time treinado por Rafael Souza derrotou a Pró-Esporte/Sorocaba no ginásio Laís Elena, no ABC paulista, por 76 a 56.

O primeiro campeão da LBF teve 23 pontos de Jaqueline, cestinha da partida em sua melhor performance na temporada. Glenda adicionou 18 pontos com 7 rebotes, e a jovem Melissa veio do banco para contribuir com 14 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.

A mais eficiente da vitória, no entanto, foi a armadora Lays, que beirou um triplo-duplo: foram exatos 9 pontos, 9 rebotes e 9 assistências, com os melhores plus minus (+25) e eficiência (25) para levar seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano.

A Pró-Esporte teve 20 pontos e 11 rebotes de Jennifer Nonato, duplo-duplo seguido pelo da pivô Monica Nascimento, com 14 pontos e 13 rebotes. O treinador Marcinho não pode contar com a capitã Aruzha, fora por um desconforto no pulso sofrido no domingo, contra o Ituano.

Jaqueline teve sua melhor pontuação no ano (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Confira as estatísticas completas da partida

Santo André foi aos 25 pontos na classificação, igualando a campanha do vice-líder, Sampaio Basquete, com 76,9% de aproveitamento, mas o tricolor maranhense leva vantagem pelo confronto direto do primeiro turno.

Com 13 pontos, a Pró-Esporte segue sem vencer na temporada.

Confira a classificação da LBF 2022

Novamente sem a pivô Bianca e ala Ariadna, Santo André foi ao jogo com Lays, Jaqueline, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda. Sem Aruzha, a Pró-Esporte começou com Grazi, Iza Arnoni, Nonato, Nascimento e Lorena.

E a distância entre as equipes na tabela não foi vista no primeiro período. Valente, o grupo sorocabano conseguiu igualar as ações no primeiros minutos e sair em vantagem na primeira parcial (14×21). A liderança das visitantes durou por boa parte do segundo período, até Sassá empatar e Jaqueline virar para Santo André, ainda antes do intervalo.(32×29).

Outro duplo-duplo para Nonato (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O placar seguiu equilibrado no terceiro período, com uma breve virada sorocabana, mas as donas da casa fecharam a parcial com seis de vantagem (50×44).

A boa partida da Pró-Esporte não teve o fechamento inédito para a equipe, que novamente oscilou no quarto decisivo e viu Santo André desgarrar, com quatro bolas de três, para fechar a vitória em 20 pontos.


Aspas:

Jaqueline, ala do Santo André e cestinha da partida

“Conseguimos uma vitória importante, na base da superação, pois tivemos desfalques. Vencer em casa é fundamental, já que esta edição da LBF está equilibrada e queremos fechar a primeira fase na parte de cima da classificação.”


Próximos jogos: A Pró-Esporte/Sorocaba viaja até o Rio de Janeiro, para enfrentar a Sodiê Doces/Mesquita/LSB no domingo, 29 (18h, LBF LIVE). Já Santo André joga na próxima sexta-feira, 3 de junho (20h30, LBF LIVE), também fora de casa, contra o Sampaio Basquete.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.