22 de maio de 2022

Débora conduz ataque ituano (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Após a dolorida derrota do último final de semana, o Ituano Basquete se recuperou neste domingo, 22, pela LBF 2022. Jogando em casa, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), o rubro-negro derrotou a Pró-Esporte/Sorocaba por 78 a 56, chegando aos 19 pontos na classificação.

A vitória teve a liderança de Débora, cestinha da tarde, com 20 pontos, e principal assistente, com 6 passes. A atuação da camisa 18 também teve 5 rebotes, 6 roubos de bola – terceira marca da temporada e 28 de eficiência, rendendo seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida em apenas três ocasiões.

Ibukunoluwa Awe marcou 13 pontos, com 9 rebotes. O galo contou com o retorno da pivô Gil, que ficou fora dos últimos quatro jogos, por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Vinda do banco, a veterana atuou por 20 minutos e teve 5 pontos e 6 rebotes.

Por outro lado, a equipe confirmou neste sábado, 21, a ausência de Mari Dias para o resto da temporada. A ala/pivô sofreu rompimento do ligamento do tornozelo direito na vitória sobre a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em abril, passou por cirurgia na sexta e irá desfalcar o time por três a quatro meses.

Nonato no poste contra Ibukunoluwa; 7ª duplo-duplo da sorocabana (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

A Pró-Esporte teve 17 pontos de Aruzha, que jogou todos os 40 minutos. Monica Nascimento e Jennifer Nonato tiveram duplos-duplos idênticos: 14 pontos e 11 rebotes, cada. As duas chegaram ao sétimo jogo no ano atingindo a marca, menor apenas que da andreense Sassá, que tem 9 duplos-duplos na temporada.

Confira as estatísticas completas da partida

Com 19 pontos, o Ituano tem seis vitórias e 46,2% de aproveitamento. As sorocabanas têm 12 pontos e 12 derrotas, com 0% de aproveitamento, ficando ainda mais distantes da classificação aos playoffs.

Gil retornou após quase um mês fora (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Confira a classificação da LBF 2022

Bruno Guidorizzi escalou o Ituano com Débora, a capitã Cacá, Tati Pacheco, Ibukunoluwa Awe e Gabriellem. Marcinho teve seu time titular com Aruzha, Iza Arnoni, Nonato, Nascimento e Lorena.

A partida começou em marcha reduzida, mas com as visitantes mantendo a igualdade na maior parte do período, vencido pelo galo por 13 a 10.

No segundo quarto, o ataque ituano se soltou, com Schmauch trazendo 5 pontos seguidos, do banco. Liderado pelo perímetro, o time da casa abriu 15 pontos de vantagem no intervalo (36×21).

O galo seguiu administrando o placar no morno terceiro período (parcial 15×12, com 51×33 no geral), e voltou a subir o ritmo no quarto final, com 11 pontos de Débora na boa parcial 27×23, que deu números finais ao duelo regional.


Aspas:

Débora, armadora do Ituano Basquete e melhor da partida

“Com o tempo, vamos nos entrosando e nos conhecendo mais, tenho certeza que o nosso jogo vai melhorar a cada partida. Essa vitória foi importante para a equipe e para a sequência da competição, agora vamos buscar mais duas [vitórias] fora de casa.”

(Nathane Agostini/Ituano Basquete)


Próximos jogos: As duas equipes jogam novamente na quarta-feira, 25, e fora de casa. Às 19h (de Brasiília, LBF LIVE), a Pró-Esporte/Sorocaba enfrenta Santo André no ginásio Laís Elena.

Já o Ituano Basquete (20h30, LBF LIVE) vai até o Rio de Janeiro para duelar com a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em Mesquita, na Arena Sodiê.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.