2 de julho de 2022

No duelo de armadoras “selecionáveis”, melhor para Lays, que foi MVP (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Tudo igual na série das quartas de final entre Santo AndréItuano Basquete, pela LBF 2022. Jogando em casa neste sábado, 2, a equipe do ABC paulista se impôs e derrotou o galo por 80 a 72, no ginásio Laís Elena, em Santo André (SP), empatando a série em 1 a 1.

As titulares comandaram o triunfo azul e amarelo. Glenda foi a principal pontuadora da casa, com 20 pontos. Evelyn e Lays tiveram 17 pontos, cada, com a armadora somando também 8 assistências e 22 de eficiência, que lhe renderam o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Sassá teve 15 pontos e 7 rebotes.

O Ituano teve a cestinha do jogo, Raphaella Monteiro, com duplo-duplo de 23 pontos e 14 rebotes. Gil anotou outros 16 pontos.

Confira as estatísticas completas da partida

Gil tem média de 17 pontos na série (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O jogo 3 da série acontece na segunda-feira, 4, às 19h (de Brasília), no mesmo Laís Elena, com transmissão pelo YouTube da LBF. O vencedor irá enfrentar em uma das semifinais o classificado da série entre Sampaio Basquete e Sport/Glória do Goitá, que fazem o jogo 2 neste domingo, em São Luís (MA), a partir das 11 horas – o tubarão tem 1 a 0 na série.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

As equipes repetiram as titulares do jogo 1, em Itu. Bruno Guidorizzi escalou o Ituano com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil. Novamente sem Jaqueline, que segue com dores no joelho direito, Rafael Souza escalou Santo André com Lays, Ariadna, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda.

E Santo André executou o plano jogo 3 desde o início. Concentrado e mais intenso, o time da casa abriu vantagem logo no primeiro período, vencido por 24 a 11. O Ituano fez um segundo quarto melhor, reduzindo a diferença para nove pontos ao intervalo (43×34).

Jogo na segunda classifica para as semifinais (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

Com Evelyn respondendo à altura a ausência de Jaqueline, as donas da casa seguiram controlando o jogo no terceiro período, chegando ao quarto final com 15 de vantagem (60×45 após 30 minutos).

Novamente precisando subir a ladeira, o galo tentou mais uma vez recuperar o prejuízo, com Gil e Monteiro ajudando a diminuir a diferença para sete pontos, mas o dia era mesmo de Santo André. Segunda tem o capítulo final da série.


Aspas:

Lays, armadora do Santo André e melhor do jogo

(Miriam Rosenberger/AD Santo André)

“Acredito que a nossa atuação precisava ser assim desde o primeiro jogo, na casa delas. A gente veio para cá sabendo que aqui era a nossa casa e a responsabilidade maior era nossa. Fizemos nosso papel, mas ainda não tem nada ganho, pois segunda-feira tem mais um jogo e precisa ser nessa mesma intensidade, para melhor.”

Cacá, armadora do Ituano Basquete

“Nossa defesa falhou bastante hoje, a gente teve alguns pontos que no primeiro jogo a gente corrigiu, conseguimos pegá-las bem na defesa; e nossa bola também não caiu, tivemos um aproveitamento muito baixo, em dois quartos fazer 20 e pouco pontos é muito pouco. Elas mataram tudo, mérito delas, uma boa partida para elas.”


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.