14 de maio de 2022

Andreenses vibram com a vitória no final (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

O sábado de rodada dupla da LBF 2022 não poderia ter desfecho mais empolgante. Após a vitória do Sampaio sobre o Unisociesc/Blumenau na prorrogação, AD Santo André e Ituano Basquete protagonizaram duelo paulista de muita emoção até o último segundo. Ganharam os torcedores que compareceram ao ginásio Laís Elena, em Santo André/SP, e a equipe da casa, por 68 a 67, com a cesta da vitória de Bianca, a cinco segundos do fim.

Duas atletas andreenses tiveram duplos-duplos. Glenda marcou 10 pontos com 13 rebotes, enquanto Sassá foi a principal anotadora da equipe, com 14 pontos e 13 rebotes, que lhe valeram a maior eficiência (21) da equipe e seu quarto troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano.

Desfecho que ofuscou outra atuação notória de Tati Pacheco, do galo, cestinha do jogo com 22 pontos, 9 rebotes e cinco bolas de três convertidas. Cacá teve seu segundo duplo-duplo na LBF 2022, com 17 pontos e 10 rebotes. Débora somou 13 pontos às atuais campeãs.

Confira as estatísticas completas da partida

Tati marca Sassá; destaques das equipes (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

A vitória devolve Santo André ao terceiro lugar, com 19 pontos, oito vitórias e 72,7% de aproveitamento. O Ituano é o sexto, com 17 pontos, cinco vitórias e 41,7% de aproveitamento.

Confira a classificação da LBF 2022

O Santo André, de Rafael Souza, foi completo, com Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda. O galo, de Bruno Guidorizzi, começou com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Ibukunoluwa Awe e Gabriellem, ainda com as ausências de Gil (joelho) e Mari Dias (tornozelo).

Início de partida com domínio do time da casa, que fez 15 a 11 na primeira parcial. Na força de suas atletas de perímetro, o Ituano aproveitou o mal momento andreense no segundo quarto para virar o placar (29×32 no intervalo).

Santo André iniciou o segundo tempo com uma corrida 7-0 para retomar a dianteira, até Tati Pacheco esquentar a mão e comandar a nova remontada rubro-negra. A ala converteu 9 pontos seguidos, impulsionando as visitantes na parcial 21-17 que deu seis de vantagem no placar geral (46×52).

Jaqueline e Cacá lutam pela bola; jogo ficou quente no final (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

E o domínio do galo aumentou no último período, quando Cacá deixou o time com 12 pontos de vantagem (46×58). Santo André parecia repetir o apagão da derrota contra o SESI Araraquara, levando mais de dois minutos para pontuar. Faltando três minutos, a vantagem do galo era de nove (58×67) e a vitória parecia encaminhada.

Mas a equipe do interior não pontuou mais e permitiu a arrancada heroica andreense. Atrás por um ponto, a cinco segundos do fim, a jogada desenhada por Rafael Souza culminou com Lays cobrando lateral e encontrando Bianca, sozinha no garrafão, para converter a bandeja da vitória. O Ituano ainda teve uma última chance para empatar ou virar, mas Tati Pacheco não converteu.


Aspas:

Sassá, ala/pivô de Santo André e melhor da partida

“Para falar a verdade, nem eu sei de onde saiu força (risos). Mas estou muito feliz pela nossa força e o ‘não desistir’ até o final! Muito feliz com todas, as que entraram do banco foram fundamentais, parabéns pra elas e para nós!”

(Jorge Bevilacqua/AD Santo André)


Próximos jogos: Santo André recebe na quinta-feira, 19, (19h30, LBF LIVE), no Laís Elena, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB.

Já o Ituano Basquete terá a chance de se reabilitar no próximo domingo, 22 (16h, LBF LIVE), contra a Pró-Esporte/Sorocaba, lanterna da liga, no ginásio Prudente de Moraes.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.