14 de maio de 2022

Patty brilhou no Galegão (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Duas das quatro melhores equipes da temporada, Unisociesc/Blumenau e Sampaio Basquete fizeram neste sábado, 14, uma partida de alto nível no ginásio Galegão, em Blumenau/SC, que culminou com a primeira prorrogação do ano (74 a 74 no tempo regulamentar) e a vitória das visitantes por 91 a 79.

O tricolor contou com duas atuações especiais: Jennifer O’Neill, uma das cestinhas do jogo, com 27 pontos antes de sair no tempo extra, por excesso de faltas, e Patty.

A ala teve 24 pontos em 42 minutos de ação, com cinco bolas de três, e a maior eficiência (28) do tubarão, levando o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, seu terceiro no ano. Tainá Paixão adicionou outros 18 pontos na vitória.

A derrota blumenauense ofuscou a grande partida de Leila. Atuando em todos os 45 minutos da partida, a ala foi a outra cestinha da tarde, com 27 pontos, sua melhor marca em 11 temporadas na LBF, e dona da maior eficiência geral (32) do jogo.

Vitória encara marcação de Patty no fundo da quadra; ala/pivô teve duplo-duplo e levou o jogo para a prorrogação (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Outras duas que não saíram de quadra, Maria Paula Albiero teve 22 pontos e 8 rebotes, enquanto Vitória Marcelino anotou seu sexto duplo-duplo na temporada, com 18 pontos – incluindo a cesta que levou o jogo para o tempo extra – e 14 rebotes.

Novamente sem Karina Jacob (joelho), Kaw (tratamento de saúde não especificado) e Mariana (joelho, fora da temporada), o time da casa sofreu com a baixa profundidade do elenco. Com quatro atletas participando da rotação, o banco blumenauense produziu apenas um ponto.

Confira as estatísticas completas da partida

Após a derrota de quinta, no Rio de Janeiro, o resultado positivo neutraliza a série fora de casa do Sampaio e devolve a equipe ao primeiro lugar provisório da classificação. Com a décima vitória da temporada, o grupo do treinador Rodrigo Galego chegou aos 22 pontos (um a mais que o SESI Araraquara, que joga neste domingo), com 83,3% de aproveitamento.

O Unisociesc/Blumenau caiu para o quinto lugar, com 18 pontos e 63,6% de aproveitamento.

Bruna Rodrigues durante tempo técnico (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Confira a classificação da LBF 2022

Bruna Rodrigues escalou o Unisociesc/Blumenau com Maria Paula Albiero, Leila, Luana, Vitória e a aniversariante do dia, Sil, que completou 40 anos. O Sampaio, de Galego, começou com O’Neill, Paixão, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães.

O início já demonstrava o equilíbrio que tomaria conta de toda a partida. As visitantes estiveram na liderança na maior parte do primeiro período, até que Albiero deixou tudo igual na primeira parcial (20×20).

O segundo quarto foi das donas da casa, que contaram com 10 pontos de Leila para abrirem vantagem no marcador após 20 minutos (39×32).

O período seguinte foi do Sampaio e da dupla Patty/O’Neill. A ala e a armadora fizeram 19 dos 24 pontos do time ludovicense, impulsionando a reação que teve 57,1% do perímetro (4/7), tirou o déficit e devolveu o comando do jogo ao tubarão, na frente na terceira parcial (52×56).

Sampaio dorme na liderança provisória (Vitor Bett/BFB Blumenau)

O drama foi crescendo no último quarto, quando Gabi Guimarães saiu de quadra após torcer o tornozelo e desfalcou o garrafão das visitantes, que ainda mantinham a liderança nos minutos finais do tempo regulamentar.

Albiero voltou a empatar o jogo faltando 4 minutos (67×67), e Paixão retomou a vantagem tricolor a dois do fim (69×72). Lê Lisboa deu três de vantagem (71×74) no minuto final, mas Vitória Marcelino, de fora, deixou tudo igual a dez segundos do final. Prorrogação.

O tempo extra, no entanto, não teve o mesmo equilíbrio da partida. Aproveitando sua profundidade e se valendo também do cansaço do time da casa, o Sampaio abriu 4 de vantagem (76×80) com O’Neill, que teve 6 no período, e ainda contou com outros 4 pontos de Paixão e a bola de três de Patty (79×89), que selou a vitória.

Galego celebra a vitória tricolor (Vitor Bett/BFB Blumenau)


Aspas:

Rodrigo Galego, treinador do Sampaio Basquete

“Assim como eu tenho falado em outros jogos, todo o mérito e a responsabilidade dessa vitória, dessa superação, são das atletas. A maneira como elas lutaram, a Lisboa e a Patty tendo que sair de posição, Alana, Tainá Paixão e O’Neill se desdobrando, e mesmo as com poucos minutos – Larissa, Leticia Lopes e Duda, foram fundamentais. Todo mérito a elas.”

Vitória, ala do Unisociesc/Blumenau

“Infelizmente a vitória não veio. Foi uma derrota dura , mas vamos trabalhar e procurar não cometer os mesmos erros.”


Próximos jogos: Após a série fora de casa, o Sampaio Basquete retorna ao Maranhão e na quarta-feira, 18 (19h30, LBF LIVE), recebe o SESI Araraquara no Costa Rodrigues, no reencontro das duas melhores equipes da temporada.

O Unisociesc/Blumenau terá uma semana de trabalhos até viajar ao ABC paulista, para enfrentar o Santo André, no ginásio Laís Elena, no próximo domingo, 22 (19h30, LBF LIVE).


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.