20 de abril de 2023

Luana vibra com cesta convertida; ala foi a cestinha da casa (📸 Vitor Bett/Blumenau)

No duelo dos clubes que ocupam as últimas posições na tabela de classificação e reedição das Finais de 2021, melhor para o Unisociesc/Blumenau. O time do sul venceu o Ituano Basquete em casa por 63 a 55, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), alcançando o segundo triunfo na LBF 2023.

Com quatro bolas de três, Luana foi a maior pontuadora do time da casa, com 16 pontos, anotando duplo-duplo com 10 rebotes. A ala foi a mais eficiente do lado blumenauense e levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Leila teve 12 pontos e Maria Paula Albiero, outros 11.

A derrota ituana ofuscou a grande reestreia de Monique com a camisa rubro-negra. De volta após duas temporadas no basquete português, a pivô foi a cestinha do jogo, com 19 pontos, e quebrou o recorde de rebotes da temporada, com 21 – marca que também tornou-se a terceira maior da história da LBF.

O Unisociesc/Blumenau também estreou a ala/pivô Lee Lisboa que, assim como Monique, estava no Imortal Basket, da Liga Portuguesa. Em 22 minutos, ela teve 5 pontos e 5 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Monique voltou ao galo em grande estilo (📸 Vitor Bett/Blumenau)

Com a segunda vitória em sete jogos, o time da técnica Bruna Rodrigues termina o primeiro turno com 28,6%e torce pela derrota do Unimed Campinas, que joga neste sábado em casa contra a AD Santo André, para ficar na sexta posição. Já o galo perdeu todos os jogos e segue com aproveitamento nulo na lanterna da LBF 2023.

De quebra, o time catarinense aumentou a vantagem sobre o adversário no histórico do confronto pela fase de classificação, em nove jogos desde 2018. Agora são sete vitórias blumenauenses, contra apenas duas ituanas.


As equipes foram à quadra com:

Unisociesc/Blumenau:

1-Maria Paula Albiero, 7-Mariana (C), 10-Luana, 16-Leila e 11-Sil. T: Bruna Rodrigues

Ituano Basquete:

4-Larissa, 11-Joice (C), 7-Palmira, 1-Monique e 16-Maria Carolina. T: Antonio Carlos Barbosa


Lee Lisboa teve estreia discreta (📸 Vitor Bett/Blumenau)

Com Monique entre as titulares e após abrir o placar com 4-0, o Ituano Basquete viu Blumenau fazer uma corrida de 10-0 e assumir as rédeas do jogo, com quatro bolas de três já no primeiro período (21-12).

Segundo período morno, de baixo aproveitamento dos dois lados e parcial empatada, mantendo a mesma diferença de nove pontos no intervalo (31×22).

No terceiro, os ataques voltaram a produzir mais. Monique, que teve apenas um ponto no primeiro tempo – e dez rebotes -, passou a pontuar para o galo, enquanto as donas da casa tinham Luana anotando 9 pontos no período e mantinham uma confortável vantagem de dois dígitos no placar (48×37 no geral).

Liderado pela pivô estreante, o Ituano passou a gostar do jogo no quarto período e ensaiou uma reação, diminuindo a diferença para apenas 5 pontos (57-52). Mas a defesa catarinense segurou o ímpeto rubro-negro, enquanto o ataque garantiu a vitória com lances livres decisivos.

Ituano Basquete terá dura tarefa no segundo turno (📸 Vitor Bett/Blumenau)


Aspas

Luana, Unisociesc/Blumenau, MVP da Partida

“Feliz por fechar o primeiro turno com esta vitória. Foi um jogo no qual desde o começo conseguimos impor o nosso ritmo, porém oscilamos um pouco com erros defensivos, mas garantimos a vitória e isso é o mais importante. Agora é descansar e focar no que necessitamos para subir nesta tabela no segundo turno.”


Próximos jogos: Ambos jogam a oitava rodada em casa, no dia 1º de maio. Às 16 horas, o Ituano Basquete recebe o BAX Catanduva no ginásio Prudente de Moraes, em Itu-SP, com entrada gratuita e transmissão do UOL e da NSports. Em seguida, as 18 horas, o Unisociesc/Blumenau enfrenta o SESI Araraquara no Galegão, em Blumenau-SC, com ingressos a R$10 e as transmissões ao vivo do UOL e do Live Basketball BR.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.


Arbitragem

Árbitro: Eduardo Albano (Internacional-SC)

1º Fiscal: Fábio Schoenberger (Nacional-SC)

2ª Fiscal: Iana Santos Sampaio (Regional-SC)

Representante do Jogo: Enaldo Souza