5 de julho de 2022

Leticia veio bem do banco para ajudar o Vera Cruz (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

A última vaga para as semifinais da LBF 2022 é do Vera Cruz Campinas. O time paulista confirmou seu mando de quadra e venceu novamente o Unisociesc/ Blumenau nesta terça, 5, por 91 a 63, na Arena Concórdia, em Campinas (SP), fechando em 2 a 1 a série melhor de três das quartas de final.

Outra vez, a ala/pivô Licinara foi destaque na vitória paulista, com 16 pontos (e 88% de aproveitamento), mesma pontuação da pivô Leticia, que veio do banco. A mais eficiente, no entanto, foi Iza Sangalli, que teve 12 pontos (com 71% de aproveitamento), 5 rebotes, 5 assistências, e ficou com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 22 de eficiência.

O time paulista saiu de quadra com ótimo aproveitamento geral de 64%, sendo 69% nas bolas de três (9/13), contra apenas 28% do perímetro blumenauense.

Leila, do Unisociesc/Blumenau, foi a cestinha do jogo, com 21 pontos. Sil teve outros 14 pontos para o lado catarinense, que foi anulado pela defesa campineira. Vitória teve apenas 7 pontos.

Confira as estatísticas completas da partida

Leila arremessa; ala foi a cestinha do jogo, com 21 pontos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Foi a segunda série de Playoffs entre as duas equipes, com novo êxito campineiro. No encontro anterior, pelas semifinais da LBF 2018, o time paulista fez 2 a 0 sobre o catarinense e avançou rumo ao título.

O resultado também decretou a primeira vez, também desde 2018, que as quatro melhores equipes da primeira fase confirmaram suas vantagens e avançaram para as meias finais.

O Vera Cruz Campinas do treinador Sidney Coppini terá pela frente o líder da primeira fase, SESI Araraquara, que nas quartas passou pela Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 2 a 0.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

Defesa campineira foi implacável (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Para o jogo 3, Sangalli voltou a ser titular no time da casa, ao lado de Beatriz, Tassia, Yasmim e Licinara. Bruna Rodrigues repetiu o time titular do jogo anterior, com Maria Paula Albiero, Leila, Vitória, Kaw e Sil.

As campineiras ditaram o rimo inicial, abrindo dez pontos de vantagem em cinco minutos, vencendo o primeiro período por 25 a 18. As comandadas de Sidney Coppini seguiram melhores no segundo quarto, quando Leticia e Manu vieram do banco e auxiliaram na nova vitória parcial que ampliou a diferença para 15 pontos (48×33).

Eficiente dos dois lados da quadra, Sangalli ficou com o troféu GOL de MVP (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O terceiro período decretou o resultado da série. Impassivo no ataque e agressivo na defesa, o Vera Cruz Campinas limitou o ataque catarinense a apenas 11 pontos na parcial, enquanto abriu 28 de vantagem no placar (72×44).

Com a grande diferença a seu favor, o time da casa relaxou no período final, enquanto Sil e Leila tentavam reduzir o dano blumenauense. Ainda assim a parcial ficou empatada em 28 pontos, com o placar final de 91 a 63 para o Vera Cruz, semifinalista.


Aspas:

Licinara, pivô do Vera Cruz Campinas

“Foi uma grande vitória. Voltamos a fazer uma partida boa e felizmente conseguimos a classificação contra um adversário que dificultou muito as coisas. Agora é focar nas semifinais, sabemos que será uma série muito dura contra Araraquara, mas vamos treinar forte para buscar novos resultados positivos.”

Tati Castro, pivô e capitã do Unisociesc/Blumenau

“Perder uma série de playoffs é muito difícil, porque se interrompe uma jornada é um sonho. Nós queríamos mais, mas infelizmente não aconteceu. Nosso time está de parabéns por todas dificuldades superadas durante o campeonato. Parabéns à equipe do Vera Cruz.”


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.