A rodada deste domingo da LBF CAIXA teve quatro partidas com enredos diferentes. Confira o resumo de cada uma.

 

Jackson comanda vitória do Sampaio Basquete

Jackson fez 20 na segunda vitória tricolor (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Em São Luís, no primeiro confronto do dia, o Sampaio Basquete derrotou o Funvic/Ituano por 71 a 54. A armadora norte-americana Briahanna Jackson fez 20 pontos e foi a principal pontuadora da equipe, mas não da partida – Kelly, do Funvic/Ituano, fez 21 pontos e, com 10 rebotes, registrou um duplo-duplo.

“Foi um ótimo trabalho em equipe. Nossa defesa não havia sido muito boa no primeiro jogo, então focamos mais nisso e acredito que demos conta do recado. O entrosamento do time está ficando melhor. Estou muito orgulhosa”, disse Jackson, cestinha tricolor. Com a vitória, a equipe do francês Virgil Lopez segue com 100% de aproveitamento, que buscará manter já nesta terça, quando recebe o também invicto Vera Cruz Campinas.

 

Thayná explode para 30 pontos e São Bernardo/Brazolin/Unip vence a primeira

A marca de Thayná deste domingo é a maior em duas semanas de competição (Gabriel Inamine/São Bernardo-Brazolin-Unip)

Na partida transmitida pela TV Gazeta, a jovem equipe do São Bernardo/Brazolin/Unip contou com os 30 pontos da ala Thayná– recorde da temporada – para derrotar o Poty/BAX/Catanduva, por 77 a 69, no Ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP). O triunfo foi o primeiro da história do estreante São Bernardo na LBF CAIXA e só foi consolidado após a boa apresentação da equipe no terceiro período (primeiro tempo empatado em 33 pontos).  A equipe de Marcio Bellicieri realizou boas trocas defensivas que limitaram a ofensiva catanduvense. A pontuadora máxima do Poty/BAX/Catanduva foi a pivô argentina Bacchini, com 13 pontos.

“Ganhamos pela união. Quando o primeiro tempo terminou empatado, a gente puxou uma a outra ali no vestiário e dissemos: essa é a hora. Catanduva ainda passou a frente, mas a gente conseguiu voltar e fazer nosso jogo “, disse a ala Thayná.

 

Vera Cruz Campinas segura reação e vence no Pernambuco

Na volta a Recife, Ariadna comanda vitória do Vera Cruz Campinas (Robson Neves/RD Sports PE)

Com 19 pontos de Ariadna, a equipe de Antonio Carlos Vendramini segue invicta. Após ter construído boa vantagem no segundo período (13 pontos), a equipe oscilou e permitiu a reação da Uninassau, que montou uma reação no terceiro período, chegando a passar na frente a oito minutos do fim. Mas o nervosismo que fez com que ambas as equipes errassem bastante, atrapalhou menos a equipe campineira, que se recuperou no fim para fechar a vitória por 60 a 53.

Gil, da Uninassau, teve 18 pontos e segue boa média de 19 por partida.  Para Ariadna, “Foi uma vitória importante. Sabemos que jogos na casa do adversário muitas vezes são mais difíceis, mas conseguimos fazer nossa parte”.

 

Com 23 pontos de Jaque e duplo-duplo de Silvinha, Santo André/APABA

derrota Presidente Venceslau para seguir líder

Com sua melhor atuação em três jogos, Jaque comandou vitória que deu liderança isolada à equipe (Jorge Bevilacqua/Santo André/APABA)

No duelo de invictos no ABC paulista, quem levou a melhor foram as donas da casa, que após um primeiro tempo bem equilibrado (vitória por 35 a 29), foram melhores no terceiro período, com parcial 17×10 que sustentou o resultado positivo diante da reação venceslauense, que venceu o último quarto por 8 pontos, mas não evitou a derrota por 68 a 63, no Ginásio Pedro Dell’Antonia.

A ala Jaqueline foi a principal destaque andreense, com 23 pontos e 50% de aproveitamento nas bolas de três (4/8). “Todos os jogos contra Venceslau são bem disputados e cada detalhe faz a diferença”, disse a cestinha do jogo.  A ala-pivô Silvinha, com 16 pontos e 10 rebotes, também deu boa contribuição. Pela equipe de Flavio Prado, os destaques ficaram por conta dos 24 pontos combinados entre Izabela e Agustina Leiva.

A LBF CAIXA segue nesta terça-feira com duas partidas no nordeste. A Uninassau recebe o Funvic/Ituano, às 21 horas de Brasília (20h local)  e o Vera Cruz Campinas vai até o Maranhão encarar o também invicto Sampaio Basquete, às 20h de Brasília (19h local).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.