Melisa Gretter e Briahanna Jackson voltarão a se encontrar na decisão (Matheus Marques/Arquivo LBF)

A Liga de Basquete Feminino confirmou nesta terça-feira (30) as datas da série final da LBF CAIXA entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete. As duas melhores equipes da temporada disputarão o troféu em melhor de cinco jogos na segunda quinzena de agosto, após os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Na grande decisão, o Vera Cruz Campinas mandará suas partidas no ginásio do Tênis Clube de Campinas (TCC), uma vez que o regulamento da LBF CAIXA prevê que os ginásios da série final deverão ter capacidade mínima de duas mil pessoas. O TCC, que pode receber até 2.500 torcedores, já sediou em fevereiro o Desafio Internacional entre Ligas, quando o Vera Cruz Campinas derrotou o Quimsa, da Argentina.

Os jogos 1 e 2 acontecem na sexta-feira, 16 (20h), e domingo, 18 (18h), no interior paulista, já que as campineiras tiveram melhor campanha na primeira fase. A série vai para o Maranhão, onde o jogo 3 será jogado na quinta-feira, 22 (19h), no Ginásio Costa Rodrigues. Se a série seguir indefinida, o jogo 4 acontece no sábado, 24 (18h), também em São Luís, e o jogo 5 retorna a série à Campinas no dia 29, às 19 horas (todos os horários são de Brasília).

Ginásio do TCC, que recebeu Desafio Internacional em fevereiro, será a casa do Vera Cruz Campinas na decisão (Alexandre Carvalho/LBF)

As partidas terão transmissão da ESPN Extra, do WatchESPN e da TV NSports, que retransmitirá pela WEB o sinal da emissora parceira de mídia da LBF CAIXA 2019.

Dono da melhor campanha na primeira fase, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas, o Vera Cruz Campinas chega a mais uma decisão após eliminar o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip nas quartas de final (2×0) e protagonizar uma virada heroica sobre a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho nas semifinais (2×1). A equipe do tetracampeão Antonio Carlos Vendramini tem o melhor ataque do campeonato (média de 76,7 pontos por partida) e dos Playoffs (71,2 pontos).

Segundo colocado na fase classificatória, com apenas uma vitória a menos que as campineiras (15V-3D), o Sampaio Basquete passou por Ituano Basquete nas quartas e pelo Santo André/Apaba/ Caoa Chery nas semis, vencendo ambas as séries por 2 a 0. O tubarão, treinado pelo argentino Cristian Santander, tem por sua vez a melhor defesa da temporada (54,9 pontos sofridos) e também dos Playoffs, quando concedeu em média apenas 52 pontos aos adversários.

Rivalidade histórica

Vera Cruz Campinas faturou o título em 2018 (Pedro Teixeira/Arquivo LBF)

Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete fazem a decisão da LBF CAIXA pelo segundo ano seguido. Em 2018, sob os comandos de Antonio Carlos Vendramini e do francês Virgil Lopez (hoje assistente da Seleção Brasileira), as equipes protagonizaram cinco duelos emocionantes que culminaram com o título paulista por 3 vitórias a 2, consagrando a argentina Melisa Gretter como MVP das Finais.

Neste ano, em dois encontros na primeira fase, uma vitória para cada time visitante. Em 5 de maio, o Vera Cruz Campinas venceu por um ponto em São Luís. Já no returno, em 27 de junho, o Sampaio Basquete deu o troco e derrotou o rival por 70 a 65, em Campinas.

Mas a rivalidade entre as duas agremiações já existia antes disso. Na temporada 2015/2016, o Sampaio Basquete treinado pela cubana Lisdeivi Pompa e liderado em quadra por Iziane conquistou seu primeiro e único título da LBF CAIXA ao derrotar na final o Corinthians/Americana, extinto em 2017 e que serviu de base para a fundação do Vera Cruz Campinas naquele mesmo ano. O time paulista tinha à época alguns dos principais nomes do atual campeão brasileiro, como Meli Gretter, Babi, Karla e o técnico Vendramini.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Em 2016, Sampaio de Iziane foi campeão sobre equipe que antecedeu o Vera Cruz Campinas (Gaspar Nóbrega/Arquivo LBF)

 

FINAIS LBF CAIXA 2019

Série melhor de cinco jogos

Vera Cruz Campinas  (1º) x (2º) Sampaio Basquete

Jogo 1: 16/08, 20h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 2: 18/08, 18h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 3: 22/08, 19h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 4 (se necessário): 24/08, 18h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 5 (se necessário): 29/08, 19h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

 

*Horários de Brasília