11 de maio de 2022

Tassia foi a cestinha da vitória campineira (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

A história se repetiu na noite desta quarta-feira, 11. Jogando em casa, na Arena Concórdia, o Vera Cruz Campinas contou com uma grande atuação no quarto decisivo para vencer o SESI Araraquara por 68 a 53 e quebrar a invencibilidade do adversário – assim como aconteceu em 2021.

O time do treinador Sidney Coppini, o Alemão, teve 19 pontos da ala Tassia e a boa reestreia de Licinara, de volta ao clube após ser vice-campeã da liga portuguesa, pelo União Sportiva. A ala/pivô saiu do banco para anotar duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes, atuação mais eficiente (19) da noite e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outra que vestiu o uniforme campineiro pela primeira vez foi Izabella Sangalli. A tetracampeã da LBF por Americana e Ituano, que estava na Espanha, atuou por 16 minutos e teve apenas 6 pontos, 4 rebotes e 3 assistências.

Pelo SESI, Nany teve 17 pontos, seguida de Aline, com 14. As outras três titulares (Maila, Sossô e Izabela) combinaram 14 pontos, enquanto o banco visitante trouxe apenas 8.

Confira as estatísticas completas da partida

Nany briga pela bola; mesmo bem marcada, ala teve 17 pontos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Desta vez, a série araraquarense foi interrompida em 10 vitórias – o dobro da sequência registrada na última temporada. O time, no entanto, segue na liderança da LBF 2022, com 21 pontos e 90,9% de aproveitamento, podendo ser alcançado nesta quinta-feira pelo Sampaio Basquete, que visita a Sodiê Doces/Mesquita/LSB – mas o confronto direto ainda manterá as paulistas na ponta.

Com 18 pontos e 63,6% de aproveitamento, o Vera Cruz sobe novamente para a terceira posição, ultrapassando Unisociesc/Blumenau e AD Santo André – ambos têm um jogo a menos, no entanto.

Confira a classificação da LBF 2022

O Vera Cruz foi à quadra com Beatriz, Yasmim, Tassia, Manu e Letícia. O SESI também estava completo e começou com Maila, Sossô, Nany, Izabela e Aline.

E foram as líderes quem começaram melhor na Arena Concórdia. Com Maila e Nany, abriram 12 a 2 nos primeiros cinco minutos, até que as donas da casa entraram no jogo e reduziram a diferença, impulsionadas pelo perímetro e pela boa entrada de Marquita Daniels (15×17 na primeira parcial).

Sangalli encara marcação de Aline; ala estreou com 6 pontos em 16 minutos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

A chave do jogo virou a favor das campineiras no segundo quarto, quando foi a vez de Licinara vir bem do banco, com metade dos pontos do time na parcial 14-11 que deu vantagem mínima à casa para o intervalo (29×28).

O terceiro quarto voltou a ver o SESI melhor na partida, controlando o placar na maior parte do tempo e chegando a estar com 9 pontos de vantagem (31×40). Ainda no período, começou a reação do Vera Cruz que determinaria o resultado final. Com uma corrida 11-1 nos últimos três minutos do quarto, culminando com a bola de fora de Yasmim no zerar do relógio, o time da casa chegou ao último quarto novamente com um ponto na frente (42×41).

Reação consolidada com uma grande corrida 12-0, que sufocou o ataque visitante e permitiu a disparada no placar. Implacáveis, as campineiras fizeram 26 a 12 na última parcial e impuseram o primeiro revés ao SESI Araraquara.


Aspas:

Licinara, ala/pivô do Vera Cruz Campinas e melhor da partida

(Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

“Foi uma grande reestreia. Eu estava com saudades de jogar pelo Vera Cruz e felizmente pude ajudar a equipe em quadra. Fiquei satisfeita com o meu desempenho, mas mais satisfeita ainda com o desempenho do time, que fez um grande jogo e conquistou uma importante vitória.”


Próximos jogos: No domingo, 15 (18h, LBF LIVE), o SESI Araraquara visita a Pró-Esporte/Sorocaba, no duelo dos extremos da tabela. Dois dias depois, na terça, 17 (19h30, LBF LIVE), é a vez do Vera Cruz Campinas pegar a estrada para encarar o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.