20 de março de 2023

Patty e Palmira tiveram noite inspirada em Itu (Juca Ferreira)

Em sua melhor exibição neste início de temporada, o Sampaio Basquete chegou à terceira vitória pela LBF 2023. Fora de casa, o tricolor fez 95 a 73 sobre o Ituano Basquete no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), e  manteve a invencibilidade na tabela.

Bastante eficiente nas bolas de três pontos – foram 15 convertidas em 24 chances, um aproveitamento de 62% – , o atual campeão contou com uma grande exibição individual de Patty, que comandou a equipe com 17 pontos, 11 rebotes e 8 assistências – somando 32 em eficiência, a maior da temporada até o momento.

De quebra, a ala levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida e ultrapassou Jaqueline (2.597), do SESI Araraquara, na lista de maiores cestinhas da história da LBF, ocupando agora a segunda posição, com 2.598 pontos em 225 jogos.

Além de Patty, todas as titulares do Sampaio pontuaram em dígitos duplos: Mari Dias (15), Alana (13), Gabi Guimarães (13) e Tainá Paixão (12). Brenda Bleidão adicionou 14 pontos, vinda do banco.

A derrota do galo ofuscou a grande atuação de Palmira, cestinha da partida com 31 pontos – a maior marca no ano. Com seis bolas de três, a ala também fez história ao ultrapassar Karla (361) e se tornar a maior cestinha nas bolas do perímetro na história da LBF, com 364 em 198 jogos. A armadora Larissa marcou outros 16 pontos.

Ala do galo teve a maior pontuação da temporada (Juca Ferreira)

Clique aqui e confira as estatísticas da partida

O Sampaio soma seis pontos, três vitórias e 100% de aproveitamento, situação oposta à do galo, que perdeu seus três jogos iniciais e soma três pontos.

O técnico Antonio Carlos Barbosa, do Ituano, que não pode contar com a armadora Aninha e a pivô Bianca, desqualificadas na partida de quinta-feira, contra o BAX, escalou o galo com Larissa, Joice, Palmira, Wanessa e Karina.

Já Cristian Santander repetiu as titulares da vitória de sábado sobre o Unimed Campinas, com Tainá Paixão, Alana, Patty, Gabi Guimarães e Mari Dias.

Com quatro bolas de três logo no primeiro período, o Sampaio abriu vantagem logo na primeira parcial (18×26) . No segundo quarto, Mari Dias e as bolas do perímetro ampliaram a diferença no placar para a Bolívia, que já tinha 17 pontos no intervalo (34×51).

Sampaio segue 100% na LBF (Juca Ferreira)

Mantendo regularidade, o tricolor seguiu imprimindo sua intensidade no terceiro quarto, quando a dupla Alana e Patty marcou 13 dos 25 pontos parciais do tubarão. Do outro lado, o galo tentava permanecer no jogo distribuindo bolas para Palmira, em noite inspirada. 76 a 53 após 30 minutos.

Aproveitando a maior profundidade de elenco, Santander promoveu rodízio no Sampaio, que seguiu mantendo distância confortável. Com quatro bolas de três, no entanto, o time da casa conseguiu ser ligeiramente melhor e vencer a última parcial (20-19), mas a diferença do placar final ficou em 22 pontos para as atuais campeãs.


ASPAS:

Patty, Sampaio Basquete e MVP da partida

“A gente tentou entrar mais focadas nesse jogo, a gente sabe que teve muitos erros no jogo passado e o Santander  cobrou bastante isso da gente. Então nós viemos para um jogo diferente, com uma cabeça melhor, jogando mais coletivamente. Eu estou muito feliz pelo resultado da equipe, mas também pelos números.”

Antonio Carlos Barbosa, treinador do Ituano Basquete

“[Temos] um plantel curto e ainda perdemos duas jogadoras: uma titular, que é a Bianca, e uma troca, que é a Aninha; mas, ainda assim, fizemos um jogo de igual para igual. Claro que a qualidade delas é melhor, são cinco jogadoras de Seleção Brasileira – e fazendo uma grande partida. Vamos trabalhando, [o time] vai crescendo, jogo a jogo vai melhorando.”


Próximos jogos: O Sampaio Basquete vai enfrentar o SESI Araraquara na quinta, 30, a partir das 19h30 de Brasília. A partida no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), tem entrada gratuita mediante 1 kg de alimento não-perecível e as transmissões ao vivo do UOL e do imirante.com

Já o Ituano vai até o Rio de Janeiro, onde encara a Sodiê Mesquita no sábado, 1 de abril, na Arena Sodiê. O jogo tem entrada à R$10, com meia promocional (R$5) ao levar 1kg de alimento não-perecível ou ração para pets, e também as transmissões ao vivo do UOL e da NSports.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.