3 de março de 2023
A bola vai subir para a temporada 2023 da Liga de Basquete Feminino e o fã da principal competição feminina da modalidade no país terá uma nova forma de acompanhar todas as emoções. Uma não, várias: a LBF 2023 será amplamente distribuída no universo multiplataforma da internet.
As melhores atletas do país estarão nos portais do UOL – Universo Online, do TudoEP, da CBN Campinas, do Imirante.com e do Live Basketball BR, novos parceiros de mídia da liga. Com isso, a LBF 2023 ganhará alcance para um público estimado em mais de 115 milhões de pessoas, por mês.
O presidente da LBF, Ricardo Molina, celebra a novidade:
“Cada vez mais queremos democratizar o acesso do torcedor à LBF. Trabalhamos com este compromisso e hoje podemos anunciar, com muita alegria, uma liga multiplataforma, com o UOL, um grande parceiro que irá nos trazer um grande alcance nacional; o TudoEP, a CBN Campinas e o imirante.com, canais fundamentais e de grande audiência em seus estados, que já realizam a cobertura da liga de forma brilhante; bem como o Live Basketball BR, um canal consolidado e que tem a linguagem do torcedor basqueteiro. Com tudo isto, aliado ao protagonismo dos clubes e das atletas em quadra, temos a certeza do salto de qualidade que teremos em 2023″, declara Molina.
E tudo começa na próxima quarta-feira, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com o jogo de abertura da temporada entre SESI Araraquara e BAX Catanduva, com as transmissões ao vivo na home do UOL e no canal do YouTube do UOL Esporte, (clique nos links para ser redirecionado) e dos canais no YouTube do TudoEP e do Live Basketball BR.
No dia seguinte, 9 de março (19h30), o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do canal do Live Basketball BR.
Na sexta, 10 (19h30), o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA) a Sodiê Mesquita, partida com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do imirante.com.
Fechando a rodada de estreia, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 18h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.
Confira a tabela de jogos da LBF 2023!
Maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos da internet, o UOL recebe 9 em cada 10 internautas do Brasil todos os meses. Além da transmissão de todas as partidas, a LBF ganhará o reforço da cobertura esportiva do portal que é referência nacional.
“A LBF reforça a entrada do UOL no mercado de transmissões esportivas. No ano passado, transmitimos partidas selecionadas de futebol e agora teremos o mais importante torneio de basquete feminino do país em nossas plataformas. Achamos que, institucionalmente, é uma grande oportunidade fazer isso com um torneio feminino e de uma modalidade olímpica tão importante, para fortalecer nosso compromisso com todo o cenário esportivo brasileiro”, comemora Vinícius Mesquita, gerente geral de Esporte do UOL.
Um dos principais conglomerados de mídia da região sudeste, o Grupo EP, que engloba, entre outros veículos, a EPTV, o TudoEP, ACidadeOn e a CBN Campinas, abrange a região metropolitana de Campinas e as regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos, no estado de São Paulo, além do Sul de Minas. Através dos canais no YouTube do TudoEP e da CBN Campinas, o grupo realizará as transmissões dos jogos em casa do SESI Araraquara e do Unimed Campinas.
“Para o Grupo EP, esta parceria é muito importante porque ela mostra nossa intenção de apoiar o esporte local, fortalecendo com isso o streaming das nossas marcas. Com a ampla divulgação nos canais do grupo, a parceira certamente vai gerar bons frutos para a comunidade esportiva das regiões de Campinas e Araraquara”, comenta Eliel Almeida, coordenador de conteúdo da CBN Campinas.
Parte do Sistema Mirante, maior grupo privado de comunicação do Estado do Maranhão, o imirante.com realizará as transmissões em casa do Sampaio Basquete na LBF e tem quase 1 milhão de visitantes mensais.
“É uma transmissão de extrema importância para o Imirante, pois no atual cenário esportivo nacional, o Sampaio Basquete é o principal produto que o Maranhão tem hoje. No cenário local, não existe evento esportivo com maior apelo popular. Os jogos contam com lotação de público. Está no DNA do Imirante valorizar o esporte local e suas conquistas. O portal acompanha todas as modalidades, com atletas maranhenses e agremiações maranhenses envolvidas”, diz Cíntia Araujo, coordenadora de conteúdo do Imirante.com
Empresa de produção de conteúdo multiplataforma, o Live Basketball BR alia informação e entretenimento para o público apaixonado por basquete. Com quase 50 mil inscritos, seu canal no YouTube transmitirá onze jogos neste primeiro turno.
“Tivemos a alegria de incluir as transmissões em nosso canal do Youtube. É uma grande honra fazer parte da massificação do campeonato e dar espaço para a modalidade feminina, que sabemos que sofre com a falta de apoio e divulgação. A chegada das transmissões por streaming já é uma realidade e estamos animados em fazer parte da história junto à LBF. Essa parceria representa um ganho enorme em distribuição de conteúdo e estamos animados com tudo que está por vir.” comenta Rodrigo Lazarini, co-fundador do Live Basketball BR.
Antes do início do campeonato, o Live Basketball BR fará nesta segunda, 6, a partir das 20h em seu canal no YouTube, o especial LBF 2023, apresentando ao vivo os clubes, atletas e detalhes da nova temporada.
Além dos novos parceiros de mídia, o sportv segue com a transmissão das fases semifinais e Finais dos Playoffs.
A LBF 2023 terá a participação de AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA (atual campeão), SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas-SP e Unisociesc/Blumenau-SC. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o UOL, a EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.