27 de abril de 2022

Beatriz encara marcação de Ibukunoluwa (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Duelo de campeões da LBF e reedição de uma das semifinais da última temporada, Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete se reencontraram na noite desta quarta-feira, 27, em Campinas/SP. Vitória do time da casa por 79 a 73, na Arena Concórdia, com quatro titulares pontuando acima dos 10 pontos.

Destaque para Yasmim, ala que teve 19 pontos (5/9 da linha dos três), 7 assistências e 24 de eficiência, levando o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. A armadora Beatriz teve 14 pontos, 9 rebotes e 7 assistências, enquanto Tassia foi limitada a 12 pontos.

A derrota do galo ofuscou a grande atuação de Tati Pacheco, cestinha da partida e que registrou sua melhor performance em 10 temporadas: 34 pontos (2ª maior marca da temporada) com 5/7 nas bolas de três, 11 rebotes e 38 de eficiência (3ª marca de 2022). Ibukunoluwa Awe marcou 15 pontos e 7 rebotes em sua reestreia pelo rubro-negro paulista, após passagem por Portugal.

Confira as estatísticas completas da partida

Partida memorável de Tati Pacheco, apesar da derrota (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Com 14 pontos, o Vera Cruz empata com o Santo André na terceira posição, ficando atrás pelo confronto direto. O grupo de Sidney Coppini tem cinco vitórias em nove jogos (55,6% de aproveitamento). O Ituano Basquete aparece na sequência, em quinto lugar, com 12 pontos e campanha neutra de quatro vitórias em oito compromissos (50% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

O Vera Cruz repetiu o quinteto dos últimos jogos, com Beatriz, Yasmim, Tassia, Manu e Letícia. Sem Mari Dias, que sofreu uma entorse na última semana, contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, o Ituano começou com uma formação mais baixa, com Joice, Cacá, Tati, Ibukunoluwa e Gil, que foi para o jogo, mesmo com uma hiperextensão no joelho.

Tati abriu o placar para o galo, de três, mas logo o time da casa marcou 11 pontos seguidos, diferença que as visitantes cortaram antes do fim do primeiro período (18×17). O segundo quarto trouxe um festival de bolas convertidas do perímetro em ambos os lados, e as campineiras foram ao intervalo ainda com uma posse de vantagem (40×38).

No terceiro, Beatriz e Tassia impulsionaram o melhor momento campineiro no jogo, combinando 15 dos 25 pontos da equipe no período, enquanto Cacá e Tati respondiam para o Ituano. No quarto decisivo, Yasmim teve 8 pontos e o Vera Cruz chegou a abrir 15 pontos. Da linha do lance livre, as ituanas reduziram o déficit para dígitos simples nos últimos minutos, mas a reação não foi suficiente para a virada.

Campineiras celebram com a MVP Yasmim (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)


Aspas:

Yasmim, ala do Vera Cruz Campinas e melhor da partida

“A LBF é muito disputada e todos os jogos são complicados. Conseguimos nos recuperar nessa rodada com uma vitória importante e que nos dá bastante moral para o segundo turno.”

Bruno Guidorizzi, treinador do Ituano Basquete

“Não podemos tirar o mérito de Campinas, que soube se aproveitar dos nossos erros. Apesar da chegada da Marília (Ibukunoluwa), ela ainda precisa se entrosar com a equipe, que também sentiu muito a ausência da Mari, e uma Gil, jogando no sacrifício, por conta das lesões da partida anterior.”


Próximos jogos: Ituano Basquete e Unisociesc/Blumenau encerram o primeiro turno no domingo, em horário mais cedo na TV Cultura (1/5, 11h, TV Cultura), na primeira reedição das finais de 2021. O Vera Cruz Campinas só entra em quadra novamente na próxima semana, em 6 de maio (20h, LBF LIVE), fora de casa, contra a Pró-Esporte/Sorocaba, já pelo segundo turno.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.